Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara

Carlos Augusto, ou Carlinhos (MDB), como é conhecido, era prefeito de Junqueiro (AL), quando anunciou a chegada de um trator e de uma retroescavadeira para a cidade. As máquinas agrícolas foram entregues pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba ( Codevasf ) à prefeitura do município, no agreste alagoano, onde nasceu Benedito de Lira, pai do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Benedito é o atual prefeito Barra de São Miguel, mas em Junqueiro, a oposição conseguiu derrotar o mandatário de Lira . Quando o novo prefeito Leandro Silva (PTB) assumiu, os bens doados já haviam sido devolvidos à Codevasf.

A devolução mostra como a estatal é utilizada para solucionar conflitos políticos, como revelou o Estadão. Os equipamentos chegaram à cidade em outubro e são de verbas anteriores ao lote do orçamento secreto. 

Dentre os R$ 3 bilhões destinados por Jair Bolsonaro  para conseguir apoio no Congresso, boa parte teve como fim a Codevasf. Lira, por exemplo, foi um dos que 'investiu' na compra de tratores. O atual presidente da Câmara foi um dos parlamentares que mais puderam impor o destino do dinheiro do Ministério do Desenvolvimento Regional. Ao todo, ele direcionou R$ 114,6 milhões para obras, compras de tratores e máquinas pesadas, segundo a planilha secreta do governo.

Você viu?

E o trator?

O atual prefeito solicitou a devolução das máquinas, alegando necessidades do município, porém, a estatal ainda não respondeu. A Codevasf alega que os materiais foram devolvidos antes mesmo da disputa eleitoral. 

Antes da eleição, Lira esteve em Junqueiro e pediu votos para o aliado. Na ocasião, ele mencionou a chegada de tratores para o município. “É para cuidar de botar trator para gradear a terra do pequeno produtor, é para cuidar da agricultura familiar. A prefeitura tem que cuidar de quem precisa. Quem não precisa sai da frente. Fica de lado um pouquinho, e vota no Carlinhos”, disse o deputado, muito aplaudido. “A gente sente no povo de Junqueiro a animação, a vontade, a garra, a necessidade de dizer: eu vou continuar no caminho certo, eu estou no caminho correto, eu estou no caminho do bem”.

A 5ª Superintendência Regional da Codevasf, com sede em Penedo, é comandada por um primo de Arthur Lira. Trata-se de Joãozinho Pereira, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Teotônio Vilela



    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários