WhatsApp Pay
Ana Carol Soares
WhatsApp Pay

WhatsApp , meio mais popular de troca de mensagens no país, já está sendo utilizado para operações financeiras. O WhatsApp Pay começou a operar no Brasil e, por enquanto, permite a utilização somente entre pessoas físicas e usando cartão de crédito. Mas é possível transferir ou receber dinheiro  de parentes ou amigos sem pagar taxas . Além disso, o usuário pode solicitar um pagamento e lembrar um contato de efetuar uma transferência. O recurso concorrerá com Pix , o novo meio de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), e deve se popularizar entre MEIs  por ser uma operação sem custos e reduzir o uso das maquininhas:

"O Pix vem para substituir o boleto, como também está ocupando o espaço do TED e DOC. Já o WhatsApp Pay será um novo canal de vendas. Até a liberação das transações comerciais, ainda será preciso que a plataforma promova várias integrações. Em pouco tempo, será possível pagar serviços de beleza, venda de produtos, comida, usando os contatos, e microempreendedores individuais", diz Guilherme Baumworcel, professor de Gestão Financeira do Ibmec .

Para iniciar as transações comerciais, o WhatsApp mudou o termo de privacidade da rede, no último sábado, para possibilitar funcionalidades relacionadas aos recursos comerciais. Com o compartilhamento dos dados com Facebook e Instagram, será mais simples interagir com empresas e fazer perguntas sobre produtos e finalizar uma compra. A expectativa é auxiliar transações de empreendedores e a economia popular:

"Eu já utilizo o WhatsApp para marcar o horário das clientes, os serviços e fazer a agenda. Pagar com aplicativo vai facilitar ainda mais", diz a manicure Cristina Arruda.

Rede tenta reduzir riscos de fraudes

Após o início das operações financeiras pelo WhatsApp, especialistas alertam que os usuários devem ficar ainda mais atentos com as tentativas de fraudes, golpes e clonagem das contas dos usuários. Umas das medidas adotadas pela rede para aumentar a proteção dos usuários é a autenticação em dois fatores no aplicativo.

O recurso solicita uma senha (ou PIN) definida pelo usuário quando ele faz login em um novo smartphone. Ainda que o cibercriminoso tenha acesso ao código de autenticação para ativar a conta da vítima em outro dispositivo, o serviço exige a senha personalizada do usuário.

Para João Fernando Nascimento, do escritório CSMV Advogados, o WhatsApp adotou medidas para reduzir o risco, incluindo a limitação nas transações. Mas, para ele, a responsabilização da rede por um golpe será mais complexa:

"O WhatsApp quis mitigar o risco com limite de transações de mil reais, além de uma cota diária e mensal, de somente 20 transações. Mas, no caso de fraude, quem seria responsabilizado? A rede social? A bandeira do cartão? Isso será analisado caso a caso."

Outro desafio para uma investigação seria a própria rede fornecer os dados e informações do usuário e vítima:

"No WhatsApp, a questão do rastreio é ainda pior porque as informações e mensagens são criptografas, ou seja, transitam e ficam no próprio aplicativo", lembra o professor Guilherme Baumworcel.

Fase experimental

O serviço de transferência de valores via WhatsApp ainda não está disponível para todos os usuários da rede no Brasil. A liberação está ocorrendo para um grupo de contas de forma experimental. O WhatsApp não revelou o número de usuários habilitados, o volume de transações já realizadas e os recursos movimentados. A plataforma também não revelou quando o serviço de pagamentos será expandido:

"Quanto mais opções existirem, maior será a competição e espera-se redução de custo transacional. Novas soluções tecnológicas são bem-vindas para beneficiar usuários consumidores, micro e pequenos empresários, inclusive com a inclusão da pessoa física que está no mercado informal e à margem do sistema financeiro", pontua Caio Ramalho, coordenador do FGVnest.

Para especialistas, o meio de pagamento na rede social deve mudar a relação do comércio com o uso das maquininhas e tornar o processo de compra e venda mais simples:

"A conectividade que as pessoas experimentam na plataforma vai mudar o patamar de acesso e reduzir custo para quem esta vendendo. Muita gente já usa o WhatsApp como canal de vendas, mas pagar por ali mesmo facilita ainda mais para o consumidor e vendedor", avalia Gastão Mattos, da GMattos, empresa de estudos de e-commerce e pagamentos.

Saiba tudo sobre o novo WhatsApp Pay
Disponibilidade

O WhatsApp Pay ainda não está disponível para todas as contas de usuários no país. Somente uma parte dos mais de 130 milhões de usuários consegue fazer as transferências. A operação por enquanto só está disponível para clientes de duas bandeiras de cartões e de nove empresas financeiras do país.

Convites

As pessoas com a função já ativada poderão convidar amigos e familiares para utilizar os pagamentos no WhatsApp também. Uma conta habilita o serviço de outras automaticamente ao enviar uma transferência de qualquer valor. A partir daí, o contato que recebeu o dinheiro já terá o serviço automaticamente habilitado. Os bancos que participam da plataforma também poderão convidar seus clientes para se inscrever e usar os pagamentos no WhatsApp.

Participantes

São usuários do aplicativo com cartões de débito, pré-pago ou combo do Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú Unibanco, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi, com as bandeiras Visa e Mastercard.

Ícone

No aplicativo de quem estiver autorizado a fazer a transferência de dinheiro, vai aparecer um ícone para transferências entre as opções que surgem quando clicamos naquele ícone de um clipe, quando queremos anexar e enviar fotos ou documento. Além de imagem, áudio, contato, câmera, localização e contato, terá a opção enviar dinheiro.

Transferência

Fazer uma transferência até mesmo para quem ainda não tem a opção Pagamento no WhatsApp. Neste caso, a operação deve ser feita por quem já tem a opção no celular.

Cartão

Para começar a usar, a pessoa deve adicionar os dados do próprio cartão, escolher o contato para enviar o dinheiro e clicar para adicionar a transação. O destinatário verá o pagamento diretamente na conversa com o remetente. Neste fase inicial, só poderão ser cadastrados os cartões de débito. Não é possível ainda usar cartão de crédito.

Limites

O WhatsApp estabeleceu limites para os valores que podem ser enviadas por vez e para a quantidade de transações que pode ser realizada em um determinado período de tempo. As pessoas podem enviar até mil reais por transação e receber até 20 transações por dia, com um limite de R$ 5 mil por mês. Mas os bancos participantes poderão estabelecer um limite menor para transações. Se o usuário cadastrar mais de um cartão na plataforma, os limites de transação não serão alterados já que são referentes ao número do celular e não ao cartão da pessoa.

CPNJ

Por enquanto, não é possível fazer pagamentos ou transferências para CNPJ. Somente pessoas físicas podem receber e enviar recursos. A operação ainda não tem data para começar.

WhatsApp Web

Não é possível fazer transações financeiras utilizando o WhatsApp pelo computador. Só é possível na versão mobile do aplicativo por causa da dupla autenticação e das camadas de segurança da rede.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!