O presidente Jair Bolsonaro oficializou a antecipação do 13º salário para cerca de 31 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O pagamento será feito em duas parcelas , em maio/junho e em junho/julho .
Com isso, surgem os golpistas , portanto, é importante estar atento às fraudes mais praticadas por eles para se proteger.
O mais famoso é o " falso adiantamento do 13º do INSS". Os criminosos pedem dados para as vítimas por meio de WhatsApp, além de alguns dados pessoais como o CPF, data de nascimento, número do benefício, e fotos de perfil. Alguns até mesmo fingem que irão adiantar parte do pagamento.
Não forneça nenhum dado por telefone, o INSS não entra em contato com os segurados por meio do WhatsApp.
Para quem tem alguma ação na justiça contra o Instituto, por causa de atraso , o golpe é diferente.
Neste caso, o criminoso alega que é necessário pagar uma “taxa” para liberação do dinheiro. Após o pagamento, o criminoso some e as parcelas prometidas nunca são depositadas na conta.
Nesse caso, a recomendação é a mesma, desligue o telefone , o INSS são entra em contato com os segurados desta forma.
Outro tipo de golpe é o " dinheiro do consignado ". Em que o criminoso contrata um empréstimo sem autorização da vítima para desconto no seu benefício do INSS. Nessas ocasiões, é importante estar atento ao aplicativo Meu INSS , e consultar todos os extratos.
Além disso, recomenda-se a abertura de Boletim de Ocorrência, para que golpes futuros sejam evitados. Além de abertura de queixa no Procon do seu estado.