O Ministério Público (MP) enviou, nesta quarta-feira (7), uma representação ao Tribunal de Contas da União (TCU) pedindo que a corte monitore a compra de vacinas e suas aplicações pelo setor privado.
Na última terça-feira (6), a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do Projeto de Lei 948/21 , que permite à iniciativa privada comprar vacinas para a imunização gratuita de seus empregados.
Leia também
- iG sai na frente na telemedicina e lança clínica inteiramente digital
- Em reunião com Bolsonaro, empresários pedem vacinas e reformas
- São Paulo: Auxílio do novo "Bolsa do Povo" será de R$ 100 até R$ 500
O MP pede que o tribunal "decida pela adoção das medidas necessárias a monitorar e a avaliar as compras e as destinações de vacinas contra a Covid-19 que vierem a ser efetuadas por empresários brasileiros e avalizadas pelo governo federal, por intermédio do Ministério da Saúde, e a apurar os motivos pelos quais o próprio governo federal não efetua a compra das vacinas que os referidos empresários alegam poder comprar".
Caso o projeto de lei seja aprovado, o órgão também pede que o TCU apure a regularidade de cada compra, o cumprimento das exigências sanitárias e a destinação das vacinas conforme o texto da lei.