Vice-presidente Hamilton Mourão disse que iniciativa privada terá dificuldade para comprar vacinas
Reprodução/CNN Brasil
Vice-presidente Hamilton Mourão disse que iniciativa privada terá dificuldade para comprar vacinas

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), disse nesta quarta-feira (7), após a Câmara aprovar o texto-base que abre caminho para a compra de vacinas pela iniciativa privada , que as empresas terão "muita dificuldade" em comprar doses.

"Acho que a iniciativa privada terá muita dificuldade para comprar vacina. Não tem vacina no mundo disponível, essa é a realidade", afirmou Mourão , que no início deste ano defendia que a iniciativa privada comprasse doses de vacinas contra a Covid-19.

A compra de vacinas por empresas ainda tramita no Congresso Nacional e depende do aval do presidente Jair Bolsonaro, que publicamente demonstra apoio à medida. Nesta terça (6), a Câmara aprovou o texto-base da Lei nº 948/21, que prevê que os empresários doem metade das doses compradas sejam doadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Mourão citou a dificuldade da União Europeia em vacinar a população como prova para a falta de vacinas global, que dificultará a compra por empresas no Brasil. "Ela [União Europeia] está percentualmente – considerando toda a população da União Europeia – atrás da gente" argumentou.

O vice-presidente palpitou que pequenas empresas talvez consigam comprar "5 mil, 6 mil vacinas. Mais do que isso, eu acho complicado".

Ele não lembrou, por outro lado, das d oses recusadas pelo governo federal no ano passado. Pelo menos três ofertas da Pfizer, por exemplo, não foram aceitas, atrasando o calendário nacional de imunização . Nos Estados Unidos, onde as doses foram compradas rapidamente pelo governo federal, até mesmo a p opulação adolescente já está sendo - ou está em vias de - ser vacinada , enquanto no Brasil nem mesmo a população idosa já recebeu as duas doses.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!