Os sete vice-presidentes do Banco do Brasil se preparam para pedir demissão em conjunto por não aceitarem a indicação de Fausto Ribeiro para a presidência da estatal . A informação é do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo .
Ribeiro foi indicado pelo governo federal para assumir o comando do BB após a saída de André Brandão, que pediu demissão após controversas com o presidente Jair Bolsonaro . A desavença foi causada pelo programa de demissões e o fechamento de 361 agência do Banco do Brasil anunciado por Brandão .
Ribeiro é funcionário do BB desde 1988 e, se aprovado, será o terceiro presidente do banco em seis meses. O nome ainda será analisado pelo Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade (Corem) .
Debandada no BB
Quatro membros do Conselho de Administração do BB deixaram o cargo na última segunda-feira (29), após a confirmação da indicação de Ribeiro para a presidência da estatal. O movimento acontece em um momento delicado para a gestão das estatais, que sofrem com a interferência do governo federal.
A União pretende renovar o conselho do banco, e depois do presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil, Hélio Magalhães, de José Guimarães Monforte, Fábio Barbosa e André Brandão, novas demissões são esperadas.