Harvard é uma das opções buscadas por estudantes brasileiros para estudar
Bruno Ignacio
Harvard é uma das opções buscadas por estudantes brasileiros para estudar

Para aumentar o network e conseguir crescer na carreira de consultor, o advogado Pedro Bolívar encontrou na formação internacional à distância uma porta para se desenvolver profissionalmente. Mesmo sem pretensões trabalhistas, Bolívar lembra que o mestrado internacional foi fundamental para ser chamado para palestras e congressos.

"Quando fiz mestrado, pensei em aumentar a minha gama de contatos e melhorar o relacionamento com os meus clientes. Embora formado em direito, atuo como consultor e precisava desse pontapé inicial no compliance", afirma.

“Fui chamado para dar palestras em universidades e congressos. Isso só foi possível com o aumento de contatos e, claro, com um diploma internacional”, ressalta.  

A busca por cursos universitários em faculdades estrangeiras tem se destacado nos últimos anos. Um levantamento feito pela Ambra University computou um aumento de 40% na busca de graduação, mestrado e doutorado nos Estados Unidos.

Segundo a pesquisa, a maioria dos estudantes escolhem cursos à distância, o que possibilita realizar as aulas de qualquer lugar do mundo.

É o caso do juiz Marcus Abreu. Morador de Costa Rica, no interior do Mato Grosso do Sul, Abreu fez mestrado em universidade americana e conta que o diploma foi importante para aumentar o nível curricular.

"O mestrado foi importante para um conhecimento profissional mais extenso. O diploma internacional tem suas vantagens, mas acredito que o conhecimento é maior", afirma.

Profissional mais valorizado

O professor da Ambra University e responsável pela pesquisa, Alfredo Freitas, acredita que a alta na procura se deve na busca por oportunidades no mercado de trabalho.

"Quando você tem no currículo estudos em instituições internacionais, automaticamente vai abrir os olhos da empresa para deixar a vaga na sua mão. Hoje, principalmente devido a concorrência no mercado de trabalho, o curso internacional te coloca na frente de outros candidatos", diz.

"A questão salarial é outro ponto importante nesse quebra-cabeça. Com diploma em universidade internacional, normalmente, seu salário será mais valorizado. É um caminho árduo, mas de grande valorização profissional", completa.

O consultor Pedro Bolívar buscou o mestrado em universidade americana para aumentar o network
Arquivo pessoal
O consultor Pedro Bolívar buscou o mestrado em universidade americana para aumentar o network

O consultor Pedro Bolívar concorda com a abertura de portas para diplomas internacionais. Ele ressalta o benefício de salários mais vantajosos nessas condições.

“Eu não tinha pretensões curriculares, mas acredito, sim, que o diploma internacional faz diferença no currículo. Tirando as grandes universidades brasileiras, que tem uma valorização enorme no currículo, ter um curso estrangeiro na carreira é um salto enorme”, afirma.

Praticidade

O juiz Marcus Abreu lembra a falta de cursos de mestrado em cidades pequenas e conta ter ficado esperançoso ao encontrar uma universidade internacional à distância. Ele afirma que essa pode ser uma oportunidade para estudantes crescerem na carreira e alçarem voos mais altos.

“Eu moro em uma cidade em que não tem curso de mestrado e fico impossíbilidado de sair daqui e ir para outra cidade. Por isso, acredito que o curso online seja uma alternativa para moradores de cidades pequenas e que querem ter um diploma universitário, seja graduação ou pós", afirma. 

The University of Melbourne é uma opção para estudantes que buscam intercâmbio da Austrália
Divulgação
The University of Melbourne é uma opção para estudantes que buscam intercâmbio da Austrália

Freitas diz que essa praticidade pode aumentar as demandas por cursos à distância e ajudar na valorização de diplomas não presenciais.

“Os cursos à distância estão crescendo e vejo que serão mais valorizados nos próximos anos. Tenho expectativa que essa modalidade continue crescendo nos próximos anos, principalmente pela praticidade para o aluno”, explica o professor.

Confira dicas para escolher um curso fora do país

  • Atenção para o Credenciamento da Universidade:

É preciso verificar se a instituição de ensino é mesmo credenciada pelo órgão competente – similar ao Ministério da Educação

  • Fuja de propostas muito tentadoras

Professores e alunos devem pesquisar antes de endossar universidades estrangeiras que oferecem comissão por alunos matriculados. Muitas instituições não passam de meras empresas abertas no exterior que não possuem registro acadêmico, ou seja, o diploma não terá validade;

  • Atenção para o número de professores na Instituição

Verifique se há um volume considerável de professores atuando no ensino e se há contato entre alunos e docentes;

  • Fuja dos Preços ‘super acessíveis’

Se a Instituição oferece preços muito baixos ou muita facilidade para conclusão do curso, esteja alerta. Também é preciso fugir do discurso de venda do ‘diploma rápido’.

  • Busque diploma válido

No Brasil, todos sabem que é preciso consultar o MEC para saber se uma instituição de ensino é credenciada ou não. Nos EUA, todo americano sabe que as instituições devem ser credenciadas no Departamento de Educação do estado onde a faculdade está sediada. Procure saber.

  • Esteja em contato direto com a Instituição

É preciso manter a máxima proximidade possível com o corpo diretivo da Instituição – mesmo que este esteja no exterior. Evite intermediários e perceba a facilidade de acesso aos membros da Instituição;

  • Verifique a estrutura curricular do ensino

Como se trata de ensino via internet, é preciso verificar a quantidade de alunos por professor e se haverá interação do professor com você. Esse processo pedagógico é fundamental para aprendizagem. Fique atento.

  • Busque opiniões de quem estuda ou estudou na Instituição

Usualmente as instituições de ensino internacionais disponibilizam avaliações de estudantes regulares em seus websites. É preciso estar atento ao que estudantes da Universidade afirmam sobre ela.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!