Ao lado de Paulo Guedes, Bolsonaro defendeu modernização do Mercosul em reunião que celebra os 30 anos do bloco
Reprodução/YouTube
Ao lado de Paulo Guedes, Bolsonaro defendeu modernização do Mercosul em reunião que celebra os 30 anos do bloco

Em reunião comemorativa de 30 anos do Mercosul , realizada de forma virtual nesta sexta-feira (26), o presidente Jair Bolsonaro defendeu a "modernização" do bloco e a atualização de regras tarifárias. Para ele, há espaço para aumentar os fluxos comerciais entre os países-membros.

"É evidente que o bloco ainda precisa recuperar participação relevante nos fluxos comerciais e econômicos entre os Estados membros. Defendemos a modernização do bloco , com a atualização da tarifa externa comum como parte central do processo de recuperação do nosso dinamismo", discursou Bolsonaro, ao lado dos ministros Paulo Guedes (Economia) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores).

Segundo Bolsonaro , a mudança na Tarifa Externa Comum (TEC), usada no comércio com países que não fazem parte do Mercosul, foi apresentada formalmente pelo Brasil e deve ser discutida em uma reunião de ministros do bloco que ocorrerá em abril.

"Por esse motivo, o Brasil gostaria de destacar a importância da reunião extraordinária que nossos ministros vão realizar em abril para tomar decisões sobre a agenda e modalidades das negociações externas do Mercosul e em matéria de revisão da Tarifa Externa Comum, como proposto pelo Brasil".

O presidente brasileiro pediu mudanças específicas nos setores automotivo e açucareiro , para se alinhar "às melhores práticas internacionais":

"No âmbito do Mercosul, também queremos aprimorar as regras que valorizem o ambiente de negócios. Precisamos superar as lacunas no setor automotivo e açucareiro e alinhar as normas vigentes às melhores práticas e padrões internacionais".

Bolsonaro e os ministros deixaram a reunião antes de os demais presidentes terminarem de falar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!