FMI recomenda aumentar 'impostos para os grupos mais ricos e empresas mais lucrativas' como saída para a crise
AFP
FMI recomenda aumentar 'impostos para os grupos mais ricos e empresas mais lucrativas' como saída para a crise


O G20, o grupo de países que reúne as maiores economias do mundo, deve tomar medidas fortes para reverter uma "divergência perigosa" que ameaça deixar a maioria das nações em desenvolvimento sofrendo por anos, disse a chefe do Fundo Monetário Internacional ( FMI ) nesta quarta-feira (24).

A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, afirmou que "uma colaboração internacional mais forte" é necessária para acelerar a distribuição de vacinas contra a Covid-19 nos países mais pobres. Ela també m aponta o financiamento adicional para ajudá-los a comprar doses e realocar o excedente de vacinas de alguns mercados para outros com déficit.

O FMI projetou recentemente que a economia global vai crescer 5,5% neste ano e 4,2% em 2022, mas Georgieva alertou que as perspectivas são incertas. Para ela, a retomada pode ser comprometida devido às mutações do coronavírus e distribuição lenta de vacinas na maior parte do mundo.

"Será uma ascensão longa e incerta" , escreveu ela em um blog preparado para a reunião de sexta-feira entre autoridades de finanças do G20. Ela suplica aos líderes globais que tomem  medidas para evitar o que ela chamou de "Grande Divergência".

No final de 2022, o FMI estima que a renda per capita cumulativa ficará 22% abaixo das projeções pré-crise nos países emergentes e em desenvolvimento, exceto a China, em comparação com 13% nas economias avançadas e 18% nos países de baixa renda.


Cooperação global 


Os países do G20 também devem aumentar o suporte a nações vulneráveis ​​por meio de financiamento adicional com condições facilitadas, ao mesmo tempo que alavancam o financiamento privado por meio de instrumentos mais fortes de compartilhamento de risco e continuam a trabalhar no alívio da dívida, disse Georgieva.

A Itália, que preside o G20 neste ano, está pressionando por uma alocação de 500 bilhões de dólares, um movimento apoiado pela França, Alemanha e outros grandes países.

Os Estados Unidos se opuseram a tal movimento no governo do ex-presidente Donald Trump, mas ainda não comunicaram uma posição firme sobre uma nova alocação de SDRs sob o governo do presidente Joe Biden.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!