Pix lidera transferências de pessoa para pessoa
Divulgação
Pix lidera transferências de pessoa para pessoa

O Pix completa três meses de operação nesta terça-feira (16) e, mesmo em pouco tempo, o novo meio de pagamentos do Banco Central (BC) já supera os outros tipos de transferência.

De acordo com dados do BC, mais de 286 milhões de transações foram feitas com o Pix em 2021. As TEDs, que ficam em segundo lugar, representam 53,2 milhões de operações, cerca de 18,5% do total do Pix.

No que diz respeito à quantidade de dinheiro transferida, porém, a TED se mantém na liderança. Neste ano, R$ 2,7 trilhões passaram por transações do tipo TED , contra R$ 225 bilhões via Pix.

Isso pode ser explicado pelo público que aderiu ao Pix. Em janeiro, 81,8% de todas as transferências com o sistema de pagamento foram feitas de pessoa para pessoa, que costumam ser transações de valores mais baixos.

Já as empresas, que são as que transferem valores mais altos, ainda preferem outros sistemas. Em janeiro, só 2,5% das transferências via Pix foram feitas de empresa para empresa; 8,3% de pessoas para empresas; e 7,2% de empresas para pessoas. Por enquanto, empresários têm dúvidas sobre possíveis cobranças de taxas e preferem manter as operações como eram antes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!