China bate os EUA pela primeira vez
Unsplash/Macau Photo Agency
China bate os EUA pela primeira vez

Pela primeira vez, a China se tornou o principal parceiro comercial da U nião Europeia (UE), destronando os Estados Unidos em 2020. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (25) pelo instituto europeu de estatísticas, o Eurostat.

O feito se deu sobretudo graças à rápida recuperação econômica da China diante da pandemia de Covid-19 . O país teve sua economia menos afetada que os demais parceiros ocidentais.

Somando exportações e importações, o comércio da UE com a China em 2020 totalizou US$ 586 bilhões, enquanto o com os Estados Unidos ficou em US$ 555 bilhões. A UE já era o principal parceiro comercial da China desde 2004, quando ultrapassou o Japão , mas o inverso nunca tinha acontecido.

De acordo com o Eurostat, a virada se deve a alguns fatores. Um deles é o aumento das importações europeias da China, que cresceu 5,6% em 2020 na comparação com 2019. Além disso, as exportações europeias para o país asiárico cresceram 2,2%. Do outro lado, as importações europeias dos Estados Unidos teve queda de 13,2% em 2020, assim como as exportações caíram 8,2%.

As exportações da China para a Europa foram beneficiadas, inclusive, pela pandemia de Covid-19 , já que houve um aumento da demanda por equipamentos médicos e produtos eletrônicos.

O Reino Unido , que deixou a UE, é agora o terceiro maior parceiro comercial do bloco, atrás de China e Estados Unidos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!