Veja as profissões em alta em 2021
MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL
Veja as profissões em alta em 2021

Profissões relacionadas à saúde e tecnologia estarão em alta neste ano. O levantamento é da rede social LinkedIn , que selecionou as 15 principais categorias de emprego para 2021.

Para isso, a plataforma analisou mais de 15 mil cargos para descobrir os que mais cresceram em 2020 quando comparados com 2019. A lista das profissões em alta foi concluída na combinação da média de crescimento anual com o volume da demanda de empregos.

Confira abaixo as áreas que estarão em alta este ano:

1. Médicos especializados

Em 2020, a área da saúde cresceu bastante, sobretudo devido à alta demanda causada pela pandemia de Covid-19. A categoria de enfermeiros de terapia intensiva teve alta recorde de 820% em relação a 2019.

Dentro desta área, as principais competências em alta são enfermagem em terapia intensiva, farmácia clínica, medicina, fisioterapia, terapia ocupacional e biologia. Já as principais cidades que procuram por profissionais assim são São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Os cargos comuns são enfermeiro(a) de terapia intensiva, enfermeiro(a) de saúde pública, enfermeiro(a) de pronto-socorro, clínico geral, fisioterapeuta, farmacêutico(a), médico(a) e especialista clínico.

2. Cargos em tecnologia

De acordo com o LinkedIn, essa categoria teve o maior número de vagas remotas de todas as 15 selecionadas, com 20% do total. Por outro lado, também é a categoria mais desigual, com apenas 20% das vagas ocupadas por mulheres.

Nesse caso, os cargos mais comuns são engenheiro(a) de software, desenvolvedor(a) de back-end, desenvolvedor(a) de jogos, desenvolvedor(a) de front-end, consultor(a) de design de produto, designer de interface do usuário, desenvolvedor(a) de web e analista de segurança cibernética, e as competências esperadas são Git, Unity, JavaScript, React.js, Scrum, design de experiência do usuário (UED), SQL, design de interface do usuário e Cascading Style Sheets (CSS).

As cidades que mais contratam profissionais da tecnologia são São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba.

3. Farmacêuticos e pesquisadores

Dentre os principais cargos em alta nesta categoria estão técnico(a) em medicina, cientista de laboratório médico e assistente de laboratório. As competências esperadas pelos empregadores são monitoramento clínico, boas práticas clínicas (BPC), boas práticas de laboratório (BPL), pesquisa clínica, bioquímica, hematologia e 5S.

Já as cidades que mais contratam farmacêuticos e pesquisadores são São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte.

4. Cargos em vendas e desenvolvimento de negócios

Nesse caso, os cargos que estão mais em alta são de especialista em vendas, gerente de vendas, assistente operacional de vendas. Os empregadores esperam habilidades como negociação, gestão comercial, e-commerce, pré-vendas, planejamento de negócios, negociação, gestão de vendas.

As cidades que mais procuram esses profissionais são São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

5. Especialistas em e-commerce

Em 2020, as contratações para esse grupo subiram 43%, com muitos negócios tendo que se adaptar às vendas online. Os cargos mais comuns são diretor(a) de cadeia de suprimentos, técnico(a) em logística, analista de estoque, operário(a) de estoque, operário de estoque, gerente de e-commerce, analista de e-commerce, e as cidades que mais procuram esses profissionais são São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba.

As habilidades esperadas pelos empregadores são, sobretudo, e-commerce, gerenciamento de logística, produtos SAP, operações de depósito, controle de estoque e gerenciamento da cadeia de suprimentos.

6. Profissionais autônomos de conteúdo digital

Com aumento de 74% de contratações, o mercado de conteúdo digital está aquecido em 2021, sobretudo nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba.

As principais competências esperadas são experiência em podcasts, YouTube, marketing digital e edição de vídeos, e os cargos mais comuns da categoria são de podcaster, YouTuber, coordenador(a) de conteúdo e editor(a) de vídeo.

7. Especialistas em marketing digital

Com o aumento do consumo de conteúdo online, cresce também a demanda por profissionais de marketing digital, principalmente em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

As principais competências esperadas da categoria são marketing de influência, marketing digital, growth hacking, experiência de usuário (UX), mídias sociais, Search Engine Optimization (SEO), para os cargos de gerente de mídias sociais, especialista em estratégias de posicionamento, consultor(a) de marketing digital, produtor(a) de conteúdo e redator(a) para experiência do usuário.

8. Profissionais de finanças

Nesse caso, as princiais competências esperadas são serviços bancários, negociação, planejamento de negócios, investimentos, finanças corporativas, mercado de capitais e análise financeira, sobretudo nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis e Belo Horizonte.

Os cargos em alta em 2021 são de diretor(a) financeiro(a), corretor(a) de ações, consultor(a) de serviços financeiros, contador(a), supervisor(a) de contas a receber e bancário(a).

9. Telemarketing

As contratações no setor de telemarketing cresceram 67% em 2020, e tendem a continuar aumentando em 2021. As principais habilidades do profissional da área são telemarketing, atendimento ao cliente, vendas e etiqueta ao telefone.

Os cargos mais comuns, ofertados principalmente em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, são de representante de telemarketing, operador(a) de telemarketing e especialista em telemarketing.

10. Cargos de apoio à saúde

Além dos cargos na área da medicina, outras profissões relacionadas à saúde estão em alta, principalmente em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. São elas: assistente de farmácia, consultor(a) de saúde, gerente de operações clínicas, encarregado(a) médico(a) e coordenador(a) médico.

As principais competências esperadas são experiência em farmácia e com medicamentos, funções de recepcionista, atendimento ao paciente, análises clínicas e gestão de saúde.

11. Serviços criativos

Cargos de ilustradores cresceram 67% em 2020 em número de contratações. Além dele, também estão em alta artista 3D, redator(a), figurinista e designer gráfico, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Florianópolis. 

As principais habilidades que um profissional da área deve ter são ilustração, arte, ZBrush, jornalismo, design gráfico, modelagem 3D, redação e Adobe Illustrator.

12. Análises de dados

Os principais cargos nesse setor são de engenheiro(a) de dados, analista de dados, analista de desempenho e analista de validação, sobretudo em São Paulo, Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro. As habilidades esperadas são com Apache Spark, Hadoop, SQL, Python, ciência de dados, Tableau e Google Analytics.

13. Cargos de sucesso de clientes

As atividades ligadas ao atendimento ao cliente também fizeram sucesso durante o ano de 2020. Para este ano, é esperado que os cargos de atendimento ao cliente, líder de equipe de atendimento ao cliente, especialista em central de atendimento, gerente de sucesso do cliente, parcerias estratégicas e gerente de experiência do cliente estejam em alta, sobretudo em cidades como São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis.

Para esses profissionais, o ideal é que haja competências em atendimento ao cliente, experiência do cliente, negociação, planejamento de negócios, liderança de equipe e central de atendimento.

14. Profissionais do setor de varejo

Especialista em varejo e especialista em merchandising são dois cargos bastante em alta, dos quais se espera competências como vendas no varejo, merchandising, vendas, atendimento ao cliente e marketing. As cidades que mais contratam esses profissionais são São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Curitiba e arredores.

15. Especialistas em saúde mental

Com a pandemia, cargos relacionados à saúde mental, como psicoterapeuta e psicólogo(a) clínico(a), tiveram alta de 39%. As principais habilidades são psicoterapia, psicologia, psicologia de aconselhamento e saúde mental, e as cidade que mais contratam esses profissionais são São Paulo e Belo Horizonte.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!