Preço da prata subiu após compra massiva por investidores
Reprodução
Preço da prata subiu após compra massiva por investidores

A prata atingiu seu maior valor em oito anos nesta segunda-feira (1) no mercado internacional. Depois do caso das ações da GameStop , o minério foi alvo de um movimento online de investidores do varejo para elevar seu preço.

O preço da onça (em torno de 31 gramas) da prata superou os US$ 30 nesta segunda-feira. Ao longo do final de semana, vendedores de barras do minério viram a demanda disparar em todo o mundo, informa a Bloomberg.

Isso aconteceu porque um fórum no Reddit chamado Wall Street Bets reuniu diversas pessoas para comprar prata de forma massiva, o que elevou o preço do minério.

O mesmo aconteceu na última semana com a varejista GameStop . Depois dos usuários do Reddit comprarem massivamente as ações da empresa, investidores experientes perderam, em um único pregão, US$ 1,6 bilhão.

O objetivo do fórum Wall Street Bets é justamente esse: fazer com que grandes fundos percam dinheiro com a valorização de um ativo que se previa que continuaria em baixa. E isso acontece graças à chamada " venda a descoberto ".

No caso da GameStop , como os veteranos apostavam na queda da empresa, muitos haviam realizado a "venda a descoberto", aposta que foi "esmagada" pelas altas das ações. Com ela, as ações são vendidas na alta com a obrigatoriedade de serem compradas depois, na expectativa de baixa, como uma espécie de aluguel. Como o movimento foi, na verdade, o oposto, o prejuízo foi grande.

No caso da prata , é mais difícil que grandes fundos sofram um prejuízo tão grande. Isso porque o mercado do minério e sua disponibilidade são muito maiores do que as ações de uma empresa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!