Avanço da Covid-19 e preocupações fiscais no Brasil provocaram instabilidade na moeda norte-americana
Luciano Rocha
Avanço da Covid-19 e preocupações fiscais no Brasil provocaram instabilidade na moeda norte-americana

O dólar comercial chegou perto de R$ 5,50 nesta sexta-feira, com o clima de cautela no exterior, as preocupações fiscais no Brasil e o avanço da Covid-19 no país. A Bolsa paulista, por sua vez, cai pela quarta sessão seguida.

A moeda americana encerrou com valorização de 2,17%, a R$ 5,47 . Na véspera, o dólar já havia avançado após declaracões do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), candidato à presidência do Senado , em defesa da manutenção do auxílio emergencial diante do 'estado de necessidade' no país.

Ele defendeu que isso fosse feito, mesmo que as 'premissas econômicas', como o teto de gastos,fossem sacrificadas. Pacheco tem apoio do Palácio do Planalto para a vaga no Senado.

O deputado Arthur Lira (PP-AL), que disputa da presidência da Câmara , também saiu em defesa do auxíllio.

As declarações levantaram preocupações com eventual aumento de gastos públicos, o que poderia agravar a situação fiscal no Brasil. A equipe econômica  resiste a prorrogar o auxílio.

Já o Ibovespa , por volta das 17h30, recuava 1,33%, a 116.759 pontos.

Pesa também no humor dos investidores as dificuldades do governo brasileiro para assegurar as vacinas para a população.

A vacinação é apontada por empresários como fundamental para a retomada econômica. Com o avanço da Covid-19, cresce a pressão para adoção de medidas mais restritivas, que prejudicam o comércio, por exemplo.

O aumento de casos de Covid também freia as altas nas bolsas globais dos últimos dias. Na Europa, as bolsas registram queda. Londres recuava 0,60%; Paris perdia 0,91% e Frankfurt tinha queda de 0,42%.

Na Ásia, os principais índices acionários da China fecharam sem direção única. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, ganhou 0,09%, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,4%.

Em Tóquio, o índice Nikkei recuou 0,44%. Em Honk Kong , a Bolsa caiu 1,60%.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!