Ameaça de nova greve dos caminhoneiros em fevereiro fez o governo se movimentar e zerar imposto de importação de pneus
Marcelo Pinto/APlateia 23.05.2018
Ameaça de nova greve dos caminhoneiros em fevereiro fez o governo se movimentar e zerar imposto de importação de pneus

O governo reduziu nesta quarta-feira (20) de 16% para zero a tarifa de importação de pneus para transporte de cargas. O corte havia sido prometido na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro, diante do descontentamento dos caminhoneiros com os impactos da crise econômica e as ameaças de uma nova paralisação nacional , como ocorreu na greve dos caminhoneiros em 2018 .

A medida é uma reivindicação da categoria e está em segundo lugar entre os itens mais caros de manutenção do caminhão , só perdendo para o diesel.

O rebaixamento da tarifa de importação foi decidido nesta quarta-feira pela Câmara de Comércio Exterior (Camex). O objetivo é reduzir os custos operacionais do transporte rodoviário de cargas no Brasil, informou o Ministério da Economia.

De acordo com nota divulgada pela Camex , a medida atende a uma solicitação do Ministério da Infraestrutura. A pasta justificou que o transporte de cargas no país passa por dificuldades decorrentes das restrições econômicas causadas pela pandemia de Covid-19.

Empresas do setor alegam que a demanda adicional à oferta, o aumento dos preços das commodities no mercado internacional e a variação cambial no país têm pressionado fortemente os preços dos pneus no mercado nacional.

Na semana passada, em transmissão pelas redes sociais, Bolsonaro anunciou a medida e disse que havia combinado o alívio tributário com o ministro da Economia, Paulo Guedes .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!