O governo do estado de São Paulo anunciou, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (13), que decidiu antecipar a próxima reclassificação do Plano SP para esta sexta-feira (15).
Antes, a nova atualização estava programada para 5 de fevereiro. A expectativa é de que regiões do estado devam regredir de fase por conta da piora dos índices da pandemia de Covid-19.
“Nesta sexta-feira, o governo de São Paulo anunciará uma nova reclassificação do Plano São Paulo tomando como referência estudos que estão sendo finalizados pelo Centro de Contingência do Covid-19, que nós seguimos religiosamente desde o dia 26 de fevereiro desde que tivemos o primeiro caso confirmado”, disse o governador João Doria.
A última atualização havia sido feita na sexta-feira (8). Três regiões regrediram da fase amarela para a laranja, com 90% da população do estado se mantendo na fase amarela, incluindo a capital paulista.
"Nestes últimos dias, o centro de contingência acompanha diariamente a evolução dos indicadores, nós observamos que continuamos com essa tendência e seria necessário antecipar aquela reclassificação que havia sido anunciado na sexta para algumas regiões do estado", explicou o coordenador do comitê, o médico Paulo Menezes.
Capital paulista
Para a capital do estado, que segue na fase amarela, a secretaria de Saúde municipal afirmou que ainda não foi informada se haverá regressão de fase.
A pasta, porém, admite que os índices de internações continuam subindo, mas alega que os números ainda estão dentro dos padrões para a fase amarela.