O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (5) que um dos motivos para o desemprego alto no país é que parte dos brasileiros "não está preparada para fazer quase nada". Em conversa com apoiadores na entrada do Palácio da Alvorada, ele criticou o número de ações trabalhistas e afirmou que ser patrão no Brasil "é uma desgraça".
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc), divulgada no fim do mês passado pelo IBGE, o índice de desemprego no Brasil chegou a 14,3% em outubro.
"É um país difícil de trabalhar. Quando fala em desemprego, é alto por vários motivos. Um é a formação dos brasileiros. Uma parte considerável não está preparada para fazer quase nada. Nós importamos muitos serviços", disse Bolsonaro .
Ele estava acompanhado do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), José Levi, que comentou um ponto da reforma trabalhista de 2017. Até então, se o trabalhador recorria à Justiça do Trabalho e perdia, não tinha gastos.
A partir da reforma, passou a ter que arcar com as custas processuais em caso de derrota. Segundo Levi, isso diminuiu a quantidade de processos trabalhistas. Bolsonaro então acrescentou:
"O Brasil tinha mais ações trabalhistas que o mundo todo junto. Vá ser patrão num país desse. Ser patrão é uma desgraça", afirmou o presidente.