Bolsonaro atacou a imprensa e disse que país está
Reprodução SBT
Bolsonaro atacou a imprensa e disse que país está "quebrado"

Especialistas ouvidos pelo Portal iG acreditam que a fala do presidente Jair Bolsonaro de que o país está ‘quebrado’ foi exagero. Bolsonaro disse na manhã desta terça-feira (05) que não consegue fazer nada pelo Brasil devido à crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19 .

Em conversa com apoiadores na saída do Palácio do Alvorada , o chefe do Executivo ainda acusou a imprensa de “potencializar” o vírus. As afirmações foram feitas após um apoiador questionar sobre a tabela do Imposto de Renda .  

"O Brasil está quebrado, chefe. Eu não consigo fazer nada. Eu queria mexer na tabela de Imposto de Renda . Tem esse vírus potencializado por essa mídia que nós temos aí. Essa mídia sem caráter que nós temos. É um trabalho incessante de tentar desgastar para retirar a gente daqui para voltar alguém para atender os interesses escusos da mídia", afirmou Bolsonaro.

Na opinião do economista Edgard Monforte Merlo, dizer que o país está sem dinheiro é precipitado e lembra que há um gerenciamento precário  na retomada econômica.

“Eles estão errando na recuperação. Os outros países estão investindo em aquisição de vacinas para voltar a normalidade e o Brasil está atrasado com isso. Há uma demanda reprimida no setor econômico que pode potencializar nossas finanças, mas o Governo precisa evitar uma nova onda de pandemia que faça parar os negócios”, diz Monforte.

“Tem saída, mas é preciso reação das autoridades para que a retomada econômica possa se tornar realidade. Se não houver essa reação, a economia será uma preocupação para 2021”, completou.

País quebrado?

O especialista em administração pública, Matheus Delbon, ressalta que nenhum país pode quebrar , pois, são fabricantes de moedas. Delbon ainda afirma que a dívida pública aumentou nos últimos meses, o que fez aumentar a desconfiança do mercado internacional no Brasil.

“O Brasil atingiu 70% do PIB em dívidas enquanto os Estados Unidos estão há anos devendo acima do PIB do país. Qual a diferença entre eles? A confiança do mercado internacional. Os EUA conseguem manter essa confiança mesmo devendo mais que outros países. Ou seja, o país pode dever o que for, que não estará quebrado”, disse. 

Muito criticada por especialistas e por parte da população, a gestão da equipe de Jair Bolsonaro foi elogiada pelo especialista. Ele lembra que, mesmo com dificuldades, o Governo conseguiu atingir a demanda para sustentar o país , entretanto, houve falhas .

“O Governo tomou algumas atitudes técnicas que são passiveis de elogios. Por exemplo, na saúde; O ministério conseguiu distribuir o dinheiro para estados e municípios para combater à Covid-19, o problema é que não houve ajuda operacional, ou seja, tem o dinheiro, mas não soube o que fazer com ele”, concluiu Delbon.

Em publicação nas redes sociais, o presidente do Cidadania, Roberto Freire, rebateu a fala de Bolsonaro, dizendo para que o presidente "pare de mimimi"

“O Brasil está quebrado mesmo, Bolsonaro. Você e Guedes estão terminando de afundar a economia. Presidentes não são eleitos para não fazer nada, mas para fazer. Pare de mimimi, de choramingar, bancar o coitadinho. Comece a trabalhar! Que tal vacinar a população? Onde estão as vacinas?”, escreveu. 

Até o fechamento desta reportagem, autoridades, como os presidentes da Câmara e do Senado e outros líderes partidários não comentaram as falas de Jair Bolsonaro. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!