O auxílio emergencial
, pago pelo governo federal brasileiro em decorrência da pandemia do novo coronavírus, foi o termo econômico mais buscado no Google em 2020 no Brasil. Dentre todos os termos, auxílio emergencial fica atrás apenas de 'coronavírus', assunto global.
Os estados que lideraram a busca por auxílio emergencial no Google foram Amapá, Pará, Amazonas, Maranhão e Bahia, o que vai ao encontro da localidade dos beneficiários do programa, que estavam sobretudo nas regiões Norte e Nordeste.
Criado para minizar os efeitos da pandemia sobre os trabalhadores de baixa renda, especialmente os informais e desempregados sem direito ao seguro-desemprego, o auxílio emergencial dominou a pauta político-econômica do noticiário e também do Congresso Nacional. A busca pela ampliação do benefício para 2021 travou debates entre diferentes setores, mas, por enquanto, não deve sair.
O governo defende que o programa tem custo muito alto para ser prorrogado, enquanto os críticos citam o iminente aumento da pobreza com o fim do auxílio neste início de ano, ainda com a pandemia em curso - e em alta no Brasil.
Além do auxílio e do coronavírus, as buscas dos brasileiros no Google também foram de futebol às eleições, municipais e dos Estados Unidos. Confira os 10 assuntos mais procurados no Brasil:
- Coronavírus;
- Auxílio emergencial;
- Eleições 2020;
- Eleições EUA;
- BBB 2020;
- Copa do Brasil;
- Google Classroom;
- Flamengo x São Paulo;
- Classificação Brasileirão série A; e
- NBA.