Agência Brasil

Contas de luz ficarão mais baratas em janeiro, quando bandeira tarifária passa de vermelha para amarela
Reprodução
Contas de luz ficarão mais baratas em janeiro, quando bandeira tarifária passa de vermelha para amarela

A bandeira utilizada como referência para as contas de luz será amarela em janeiro deste 2021, decidiu a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, o preço da energia fica em R$ 1,34 para cada 100 quilowatts consumidos por hora.

O valor é menor do que o estabelecido para o mês passado, quando foi ativada a bandeira vermelha , com preço de R$ 6,24 para cada 100 quilowatts consumidos por hora.

O sistema de bandeiras é utilizado para gerir o valor cobrado aos consumidores a partir das condições de geração de energia . Quando o quadro piora, a bandeira pode ser alterada em uma escala de verde, amarela e vermelha. Na mudança para a bandeira amarela , a Agência informou ter identificado melhoria no cenário de produção hidrelétrica com elevação das vazões dos afluentes dos principais reservatórios.

A bandeira amarela de janeiro é a segunda tarifação desde o início da pandemia. A Aneel chegou a dizer que manteria bandeira verde (sem cobrança adicional) até dezembro de 2020, mas acionou a bandeira vermelha no último mês do ano, e agora a bandeira regride para amarela, por conta da melhor expectativa em relação à produção de hidrelétricas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!