Brasil Econômico

banco do brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Agências bancárias de todo o Brasil ficarão fechadas de 31 de dezembro a 3 de janeiro

As agências bancárias de todo o Brasil não vão funcionar em 31 de dezembro e em 1º de janeiro, feriado de Ano-Novo . De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o último dia de atendimento em 2020 é esta quarta-feira (30), quando as agências têm horário normal. O atendimento só voltará na segunda-feira (4).

Em todos os feriados municipais, estaduais ou federais as agências bancárias não funcionam. Logo, os bancos obrigatoriamente não funcionariam nos dias de Natal (25/12) e Confraternização Universal (01/01). Porém, neste fim de ano, como de costume, os dias 24 e 31 de dezembro também foram afetados. Se a véspera de Natal teve horário especial, com atendimento apenas das 9h às 11h nos estados que seguem o horário de Brasília, o último dia do ano não terá nem isso. Nada de atendimento presencial nos bancos em 31 de dezembro.

Confira a programação dos bancos no fim de 2020 e início de 2021

  • 30/12 - atendimento normal, último dia do ano;
  • 31/12 - agências fechadas em todo o Brasil;
  • 1º/1 - feriado, agências fechadas em todo o Brasil;
  • 2 e 3/1 - agências fechadas por ser sábado e domingo; e
  • 4/1 - retorno ao atendimento normal, primeiro dia do ano.

O que fazer durante o período de agências fechadas?

A população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como mobile e internet banking , caixas eletrônicos , banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone e etc) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte . Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

"Mesmo durante feriados, os canais eletrônicos e caixas eletrônicos funcionam normalmente, facilitando a vida do consumidor", ressalta o diretor-adjunto de Operações da Febraban , Walter Tadeu de Faria.

Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!