Brasil Econômico

Nescau e TAMAR
Divulgação/Nescau
#JogaJunto, iniciativa da Nescau que conta com apoio do Projeto TAMAR para promover a redução do uso de plástico

Nesta terça-feira (1), a Nestlé anunciou, por meio de entrevista coletiva que substituirá, a partir de dezembro de 2020, 100% dos  canudos plásticos das bebidas da marca Nescau por alternativas de papel. A medida visa reduzir o uso de plástico nos produtos.

A empresa anunciou também que a substituição será aplicada para todo o portfólio de bebidas da Nestlé, o que deve resultar na redução de mais de 300 milhões de canudos plásticos por ano a partir de 2021, totalizando cerca de 128 toneladas de plástico a menos. 

Essa iniciativa integra um grupo de ações da Nestlé para se tornar mais sustentável , como por exemplo o uso de um monomaterial nos  produtos Mucilon e o reflorestamento promovido pela mesma linha.

Dessa vez, o foco das mudanças é em relação à vida marinha , uma vez que os canudos plásticos afetam o oceano e a sua fauna. Para isso, a Nescau conta com uma parceria com o Projeto Tamar , principal responsável pela defesa das espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção no Brasil.

A fundadora do Tamar, Neca Marcovaldi, afirmou que o desafio enfrentado na proteção desses animais, hoje, é a questão do lixo. “Algumas espécies de tartarugas marinhas, que se alimentam bem pertinho da nossa costa, comem em bancos de alga e elas confundem as algas, com lixo, com plásticos , com canudos.”

Além da substituição dos canudos, haverá a redução de uso de materiais plásticos em embalagens em sua linha de bebidas, fabricadas na unidade de Feira de Santana (BA). 

Os plásticos que mantêm unidas as embalagens de Nescau Prontinho nos packs de três, nove e 27 unidades serão substituídos por envoltórios de papel, resultando na redução do uso de 278 toneladas de plástico

Utilizando um novo sistema, com uso de cola para manter pallets unidos, a companhia também conseguiu retirar os plásticos que envolviam os produtos que saíam da fábrica para distribuição. 

Assim, serão eliminadas mais 16 toneladas de materiais plásticos por ano. No total, as ações de retirada dos canudos, shrink e stretch film juntas vão resultar na redução de mais de 420 toneladas de plástico .

Investimento

Para tornar a marca mais sustentável, foi feito um investimento de R$ 50 milhões , contando com uma nova linha de produção, adaptações em fábrica e comunicação. 

Entretanto, de acordo com a Diretora de Bebidas e Cereais, Fabiana Fairbanks, o preço não aumentará para o consumidor .

“Nós não teremos alterações no preço do produto por conta da implementação desse canudo de papel e essas mudanças na linha. Isso foi algo, também, que, lá atrás,  assumimos como mudança. Trabalhamos em outras frentes para garantir a competitividade do produto.”

#JogaJunto

A ação também se soma ao projeto #JogaJunto , um movimento liderado pela Nescau desde o ano passado, convidando os consumidores a participarem de uma jornada de evolução, jogando junto com a marca pelo bem da natureza.

 Foi dentro da iniciativa que, em fevereiro 2019, a marca anunciou a parceria com o Projeto Tamar.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!