Logo G20
Divulgação/G20
G20 decide manter medida que suspende cobrança de dívidas de países pobres










Na  15ª cúpula do Grupo dos 20 ( G20 ), que reúne as maiores economias do mundo, os países membros concordaram em prorrogar o alívio na dívida de países pobres e a buscar soluções para a tributação da economia digital a nível internacional.


Os países da cúpula reconfirmaram a Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida do G20, medida cujo objetivo é fornecer alívio aos países pobres que têm débitos junto à organização, que será estendida até junho de 2021.

Eles reafirmaram o compromisso de usar "todas as ferramentas políticas disponíveis, pelo tempo que for necessário" para proteger a vida, o emprego e a renda das pessoas.

Os países também disseram que incentivam fortemente os credores privados a participarem da iniciativa em termos comparáveis quando solicitados pelos países elegíveis.

Apelo do FMI

Mais cedo, a chefe do Fundo Monetário Internacional ( FMI ) pediu a implementação imediata da ajuda do G20 criada para auxiliar os países mais pobres do mundo a obter alívio permanente de dívida, mas disse que outros países também precisam de ajuda.

"É fundamental operacionalizar esta estrutura de maneira rápida e eficaz", disse a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, em um comunicado após se dirigir aos líderes dos 20 países. "Daqui para frente, devemos também ajudar os países não cobertos por essa estrutura a endereçar vulnerabilidades de suas dívidas para que suas economias possam se tornar mais resilientes".

A estrutura de tratamento para dívida endossada pelos líderes do G20 neste domingo se aplica a 73 países que são elegíveis para um congelamento temporário nos pagamentos oficiais de suas dívidas.

Em relação a comércio e tributação da economia digital , os líderes relembraram o apoio ao processo de reforma da Organização Mundial do Comércio ( OMC ). Eles também concordaram em se esforçar para encontrar uma solução baseada em consenso para um sistema tributário internacional globalmente justo, sustentável e moderno até meados de 2021, baseado no trabalho em andamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ( OCDE) .

Forte contração global

A economia mundial sofreu forte contração este ano pois as medidas para conter a disseminação do novo coronavírus (Sars-Cov-2) restringiram o transporte, o comércio e a demanda em todo o planeta.

Os líderes do G20 disseram que a atividade econômica global aumentou parcialmente graças à reabertura gradual de algumas economias, mas a recuperação é desigual, altamente incerta e sujeita a riscos de queda.

A iniciativa de alívio de dívida do G20 ajudou 46 países a postergar US$ 5,7 bilhões em pagamentos de dívida em 2020. Mas 73 países eram elegíveis para a medida, e a promessa era de um alívio potencial de cerca de US$ 12 bilhões.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!