Brasil Econômico

dólar
MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL
Dólar reage positivamente à possibilidade de vacina para covid-19

Pelo terceiro dia seguido, o dólar comercial fechou em alta .  A moeda americana recuperou suas perdas de hoje cedo e, com cotação de R$ 5,478, fechou em alta de 1,14%. 

O dia começou com queda, fazendo o câmbio atingir desvalorização de 1,13%. Entretanto, com a expectativa de uma vacina contra o novo coronavírus , num cenário pós-eleições nos Estados Unidos, aliados às perspectivas positivas sobre o anúncio do ministro da Economia, Paulo Guedes, a respeito da economia brasileira, a moeda voltou subir. 

Vale ressaltar que o valor divulgado pela imprensa diariamente é referente ao dólar comercial . Isso significa que, para quem comprar a moeda em casas de câmbio para viagens, o valor é significativamente maior.

"Segunda onda" de coronavírus e possível vacina  

Um fator que influenciou no câmbio foi a “segunda onda” do novo coronavírus . Notícias como a de que a Itália teve grande aumento no número de mortes por covid-19 e de que o estado de Nova York, nos Estados Unidos, adotará medidas rígidas de distanciamento social fizeram a cotação do dólar cair, principalmente no começo da tarde.

Entretanto, o mercado reagiu positivamente à notícia de que a vacina da Pfizer contra a covid-19 obteve taxa de mais de 90% de sucesso e que os testes da vacina chinesa CoronaVac foram retomados no Brasil.

"Após duas semanas de ganhos relevantes, é natural que haja movimentos de realização, principalmente na avaliação dos riscos que a pandemia ainda traz para a mesa no que diz respeito à recuperação da economia global", disse a Guide Investimentos, em nota encaminhada à agência Reuters.

No Brasil, otimismo vem de Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes disse nesta quinta (12), em entrevista, que o país obterá maior estabilidade em relação à inflação com o fim do auxílio emergencial. Guedes também cogitou a volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) como estratégia para equilibrar as contas públicas e amenizar os impactos da pandemia. 

Entretanto, o mercado tem medo de que o governo faça uma eventual ultrapassagem do teto de gastos, visando o financiamento de um novo programa de auxílio fiscal .

Ainda na entrevista, o ministro afirmou que as discussões sobre o programa Renda Brasil , proposto pelo governo, voltarão somente após as eleições municipais, além de dizer novamente que está surpreso com a retomada econômica pós-crise.

Segundo índice do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o volume do setor de serviços do Brasil cresceu 1,8% no mês de setembro, em comparação com agosto, obtendo sua quarta alta mensal em sequência.

Na quarta-feira (11), o mesmo IBGE informou que setor varejista brasileiro continuou com sua recuperação em setembro , aumentando suas vendas pelo quinto mês consecutivo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!