pix
Divulgação
Pix vai permitir pagamento de taxas de passaporte, inscrição em vestibulares e mais

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), poderá ser usado para pagar taxas para a União, como inscrições de vestibular, emissões de passaporte e até multas de órgãos federais. Essa possibilidade de pagamento deve estar acessível, aos poucos, a partir do dia 16 de novembro, dia do lançamento do Pix.

Esses pagamentos para a União são normalmente feitos por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), um documento que serve como cobrança, em um sistema parecido com o boleto bancário. Por ele, são pagas taxas e multas para órgãos federais, como fundações, autarquias, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por exemplo. Um acordo entre o Tesouro Nacional e o Banco Central vai permitir que o pagamento dessas GRUs seja feito por Pix .

Fechado esse acordo, o Tesouro Nacional está montando um cronograma para permitir o pagamento pelo Pix. Com o início dessa operação, a GRU Simples, por exemplo, que atualmente só é paga pelo Banco do Brasil, passa a poder ser paga em qualquer instituição credenciada no Pix.

O BC ainda conversa com as secretarias de Fazenda estaduais para permitir que impostos de arrecadação dos estados também possam ser pagos pelo Pix.

O Banco Central já anunciou um acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que as contas de luz possam ser pagas com Pix. Além disso, o novo sistema também poderá ser usado para recolhimento de FGTS a partir de 2021.

Atualmente, o Pix está em fase de testes restrita para alguns clientes selecionados pelas instituições financeiras. O funcionamento para o restante das pessoas começa na próxima segunda-feira, dia 16, e não para mais, já que vai operar 24 horas por dia e sete dias por semana.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!