Agência Brasil

chave de casa
shutterstock
IGP-M, a inflação do aluguel, acumula alta de 23,97% em 12 meses, segundo a FGV

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel no país, registrou inflação de 2,67% na primeira prévia de novembro deste ano. A taxa é superior ao 1,97% registrado na primeira prévia de outubro. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o IGP-M acumula taxa de inflação de 23,79% em 12 meses.

Nos primeiros dez dias de outubro, o  IGP-M havia registrado taxa menor, de 1,97%. O indicador sofre uma influência considerável das oscilações do dólar , além das cotações internacionais de produtos primários, como as commodities e metais.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede os preços no atacado , subiu de 2,45% na prévia de outubro para 3,48% na prévia de novembro. Segundo a FGV , o Índice Nacional de Custo da Construção, também teve alta na taxa, ao subir de 1,26% em outubro para 1,31% em novembro.

Já o Índice de Preços ao Consumidor , que mede o varejo, teve queda na taxa de inflação, ao passar de 0,64% na prévia de outubro para 0,41% na prévia de novembro.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários