Guedes
Reprodução
Guedes diz que 'fator político' não deve interferir na relação do Brasil com EUA


O ministro da Economia , Paulo Guedes, disse nesta sexta-feira (6) que o Brasil está disposto a "dançar com todo mundo" e descartou o peso do "fator político" na relação entre Brasil e EUA, ao ser questionado sobre o efeito da  provável vitória de Joe Biden nas eleições americanas .


"Particularmente em relação aos EUA , nós estávamos e continuaremos trabalhando com todo mundo. Nós vamos dançar com todo mundo, porque chegamos atrasados à festa. Vamos seguir nosso relacionamento. Agora, também não vou superestimar o fator político quando ele não é para ser superestimado", disse Guedes , durante evento virtual organizado pelo banco Itaú.

Desde o início do mandato, o presidente Jair Bolsonaro tem apostado em uma proximidade com o presidente americano Donald Trump para tentar estreitar laços entre os dois países, sem resultados concretos.

O ministro não citou nomes, mas afirmou que é normal que algumas relações ajudem e outras atrapalhem, mas frisou que as ações tomadas internamente são mais importantes para o crescimento.

"As relações lá fora, umas ajudam, outras atrapalham. Pode ser que uma proximidade com um país ajudasse muito geopoliticamente, pode atrapalhar do ponto de vista de tecnologia, ou vice-versa. São variantes no tempo", afirmou Guedes, no momento em que o Brasil está no centro de uma disputa entre EUA e China para implantar o 5G no país.

Guedes voltou a falar da importância das reformas e na melhora do ambiente de negócios.

"A mudança nos EUA, eventualmente, os dados indicam que está próximo disso acontecer, não afeta a nossa dinâmica de crescimento. Já tivemos o Brasil crescendo muito com o mundo descendo. Já tivemos o mundo subindo e o Brasil perdendo potência", disse o ministro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!