Há uma série de relatos no Twitter e Reclame Aqui dizendo que Mercado Pago e Nubank cadastraram chaves do Pix sem a permissão dos clientes. As duas fintechs lideram o número de registros no sistema de pagamentos instantâneos. Ao Tecnoblog, elas negam as acusações, mas o Banco Central avisa: está fiscalizando o sistema de pagamentos e vai punir infratores.
O cliente Christian Lima conta no Twitter: "fui cadastrar o Pix usando o CPF no Itaú e recebi a notificação de que já estava sendo usado em outro banco! Posteriormente descobri que o Mercado Pago havia cadastrado meu CPF sem minha autorização".
Leandro Avelar diz na rede social: "sem eu autorizar o Mercado Pago associou meu CPF a conta deles no Pix. Toda vez que entrei no Mercado Pago, havia uma tela de pré-cadastramento e neguei todas".
"O Mercado Pago registrou meu CPF como chave Pix sem eu pedir", relata o usuário Vitor de Lucca. "Estou desde então tentando excluir, sem sucesso. Dá erro. Pedi portabilidade pelo Inter, que me informa que preciso aceitar a portabilidade no Mercado Pago... Simplesmente não existe isso no app."
No Reclame Aqui , as queixas são semelhantes: clientes não conseguem excluir o CPF como chave Pix do Mercado Pago, mesmo se pedem portabilidade para outra instituição financeira.
E há reclamações parecidas sobre o Nubank : "meu CPF foi cadastrado como chave Pix com vocês sem meu pedido e minha autorização", explica o cliente Fabio Leme no Twitter.
"O Nubank está registrando minhas chaves Pix sem eu pedir", afirma Ariel Marlin na rede social. Outro relato diz: "mal fiz a conta e ela pegou todas minha chaves Pix e tentou fazer portabilidade sem meu consentimento".
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O que dizem Nubank e Mercado Pago
Em comunicado ao Tecnoblog, o Nubank nega as acusações: "todas as chaves foram cadastradas com a devida autorização dos clientes ". A fintech continua: "preparamos cuidadosamente um fluxo prático e simples de comunicação e, no dia 05/10, enviamos pedido de consentimento via aplicativo a todos os clientes que haviam feito o pré-cadastro".
O Mercado Pago também nega ter registrado chaves sem permissão. A empresa diz em comunicado que "o processo de cadastro das chaves Pix ocorreu em conformidade com as regras estabelecidas pelo Banco Central e prestará todos os esclarecimentos necessários ao regulador e aos seus clientes".
A fintech garante que não cadastra chaves do Pix sem o consentimento do usuário: "o fluxo de cadastro envolve o envio de uma comunicação por meio do aplicativo Mercado Pago informando a possibilidade de cadastrar as chaves de e-mail, CPF/CNPJ, para que o usuário possa escolher quais delas deseja registrar".
Banco Central "punirá os infratores"
Em nota, o BC afirma que "monitora e supervisiona continuamente o processo de cadastramento de chaves Pix", e que já iniciou os processos formais para fiscalizar os participantes.
"Caso detecte irregularidades nesses processos, incluindo eventuais cadastramentos indevidos, o Banco Central punirá os infratores nos termos da regulação vigente", diz a instituição.
Como remover chaves do Nubank e Mercado Pago
No Nubank, faça o seguinte:
- abra o app e, na seção Pix, toque em Registrar suas chaves;
- se essa seção não estiver presente, toque no botão Pix na parte inferior da tela;
- toque no ícone de três pontos (...) ao lado de uma chave cadastrada;
- toque em Excluir.
Vale observar que essa opção não vai aparecer se o cadastro estiver pendente. O Nubank precisa primeiro confirmar o registro no BC para que você possa excluir a chave.
No Reclame Aqui, o Mercado Pago orienta os clientes a seguirem estes passos
- abra o app no iPhone ou Android;
- siga o caminho Mais (no canto inferior direito) > Seu perfil > Suas chaves Pix;
- escolha uma chave e selecione a opção Excluir chave.
Este procedimento pode ser feito apenas em dias úteis das 9h às 17h. O Mercado Pago promete que, quando o Pix for lançado em novembro, será possível modificar as chaves em qualquer horário.
Além disso, alguns usuários se queixam que isso pode exibir uma mensagem de erro. Neste caso, a fintech pede que os clientes entrem em contato pela seção Fale Conosco no aplicativo, pelo site mercadopago.com.br/ajuda ou pelo telefone 0800 637 7246.