Ainda havia 13,3 milhões de pessoas em busca de emprego
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Ainda havia 13,3 milhões de pessoas em busca de emprego

A taxa de desemprego ficou em 13,7% na terceira semana de setembro, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Covid (Pnad Covid), divulgada nesta sexta-feira, 9, pelo IBGE. Em uma semana, o número de  brasileiros em busca de uma vaga diminuiu em 258 mil. Mas os desempregados ainda somavam 13,3 milhões.

Na semana anterior, a taxa havia ficado em 14,1%. Como não é uma variação significativa, o IBGE considera estabilidade.

O instituto considera desempregado quem não tem emprego, mas está em busca de uma oportunidade de trabalho na semana de referência da pesquisa.

Você viu?

A população ocupada foi estimada em 83,7 milhões, o que também é considerado estatisticamente estável na comparação com a semana anterior, quando eram 82,6 milhões de ocupados.

Já o número de pessoas fora da força de trabalho estava em 73,6 milhões. Entre elas, 25,6 milhões (ou 34,7% desse contingente) disseram que gostariam de trabalhar.

Cerca de 15,4 milhões de pessoas fora da força que gostariam de trabalhar e não procuraram trabalho, não o fizeram por causa da pandemia ou por não encontrarem uma ocupação na localidade em que moravam.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!