Pix, novo sistema de pagamentos do BC, é diferente de TED, DOC e cartões de débito e crédito
Divulgação/Banco Central
Pix, novo sistema de pagamentos do BC, é diferente de TED, DOC e cartões de débito e crédito

Pix é um novo sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central (BC) que está sendo implementado no Brasil. Com a promessa de simplificar e baratear, o Pix está atraindo a atenção de muitos consumidores.

Mas os usuários ainda estão se familiarizando com as regras das novas operações do Pix , que estarão funcionando no dia 16 de novembro.

Qual a diferença entre Pix e TED/DOC?

O Pix é diferente de TED e DOC . Nas transferências TED/DOC, o pagador precisa conhecer e digitar os dados do recebedor, como seu banco, CPF/CNPJ, número da agência e tipo de conta. O serviço só está disponível em dias úteis e em determinados horários. Além disso, o valor só fica disponível horas depois ou no dia útil seguinte.

No Pix, o pagador inclui a chave Pix no celular ou lê o QR Code do recebedor, ambos recebem uma notificação de operação concluída, além do Pix ser aceito em qualquer dia e horário. O Pix será mais uma opção de pagamento dentre todas que já existem, incluindo TED/DOC, que continuarão existindo.

Qual a diferença entre Pix e cartões de débito e crédito?

Com o Pix é possível transferir, receber ou fazer pagamentos de forma instantânea, mas ele não é uma operação de crédito.

Você viu?

O cartão de débito é, usualmente, usado para realizar operações nos caixas eletrônicos e realizar compras (sem custos adicionais para o cliente). Com o débito virtual é possível, inclusive, fazer compras na internet e sites.

Já o cartão de crédito tem uma linha de crédito atrelada ao produto com a qual é possível realizar compras para pagamento futuro (data de vencimento da fatura).

É preciso ter uma Chave Pix?

O cadastramento da Chave Pix não é obrigatório. Entretanto, ter uma Chave Pix facilita bastante a realização de operações e é o grande diferencial do novo serviço, pois com ela não há a necessidade de digitar todos os dados bancários do recebedor. Basta informar a Chave Pix dele.

Já posso fazer o cadastramento das chaves?

O prazo para cadastramento das informações dos futuros usuários do Pix começou na última segunda-feira. O cadastro, na prática, requer fazer o registro da chave Pix, que funciona como a identificação do usuário.

O cliente pode se cadastrar em bancos como Santander, Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Caixa, além de fintechs como Inter, C6 e Nubank. As cooperativas também já estão aptas, como o Bancoob e o Sicoob. Mais de 600 instituições estão aptas a fazer o cadastro. Meios de pagamentos como PicPay e Mercado Pago fazem parte da lista.

Qual a vantagem do PIX?

Com o Pix, será possível pagar boletos, contas de luz, impostos ou compras. Ele será mais um meio de pagamento e mais uma maneira de transferir recursos, como TED e DOC, com a vantagem de permitir operações em qualquer hora do dia e com mais rapidez. A intenção é facilitar transações, que não precisarão de muitas informações.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!