PIB do Brasil tem projeção de queda de 6,5% para 2020 pela OCDE
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
PIB do Brasil tem projeção de queda de 6,5% para 2020 pela OCDE


A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), organização que reúne os países mais desenvolvidos do mundo, revisou a projeção para a queda do Produto Interno Bruto ( PIB ) brasileiro em 2020 de 7,4% para 6,5%, informou a instituição nesta quarta-feira (16). A entidade também melhorou a previsão de desempenho da economia global para uma contração de 4,5%, ante tombo de 6% projetado em junho. Ainda assim, a estimativa representa uma queda sem precedentes do PIB mundial na história recente.


A revisão pressupõe um cenário otimista para a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). Neste cenário, surtos locais da doença continuarão, mas serão acompanhados de ações específicas para conter o avanço do vírus em vez de paralisações nacionais.

Desde que seja evitado que o vírus se dissemine sem controle, a economia global voltará a crescer no próximo ano com uma expansão de 5%, ante previsão em junho de alta de 5,2%, de acordo com a OCDE.

Entretanto, uma retomada mais forte do vírus ou medidas mais rigorosas para contê-lo podem cortar dois a três pontos percentuais da projeção para 2021, alertou a organização.

Você viu?

No caso brasileiro, a projeção da OCDE é mais pessimista que a do governo, que manteve a estimativa de queda de 4,7% para este ano e crescimento de 3,2% no próximo. As estimativas do mercado pela pesquisa Focus, do Banco Central, é de retração de 5,11% em 2020 e alta de 3,5% em 2021.

Entre os países do G-20, apenas a China , segunda maior economia do mundo, deve apresentar crescimento, de 1,8% neste ano, contra projeção em junho de contração de 2,6%.

Por sua vez, a economia dos EUA , maior do mundo, também deve ter desempenho melhor este ano, com contração de 3,8%, contra queda de 7,3% projetada anteriormente.

Na Europa, a previsão para a economia alemã é de contração de 5,4% este ano, enquanto o PIB da França deve cair mais, a uma taxa de 9,5%. A queda prevista para o Reino Unido é maior, de 10,1%.

Entre os países emergentes, a projeção de contração da economia da Argentina é de 11,2%, e a do México, de 10,2%.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!