INSS orienta segurados a agendar serviços pelo app Meu INSS
Reprodução: O Dia
INSS orienta segurados a agendar serviços pelo app Meu INSS


As  agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que voltaram a funcionar  para atendimento presencial dos segurados no país estão oferecendo um número limitado de serviços . Além disso, as unidades operam em horário reduzido, das 7h às 13h.


Entre os atendimentos disponíveis estão cumprimento de exigência, reabilitação profissional, avaliação social e justificativa administrativa.

O serviço de perícia médica foi suspenso e seu retorno ainda depende do cumprimento de exigências dos médicos peritos nas instalações das agências. Para os segurados que tinham perícia agendada e mesmo assim deixaram de ser atendidos, a orientação é verificar se houve agendamento automático.

Segundo o INSS , haverá casos de remarcação automática e casos em que o segurado deverá remarcar seu atendimento. Mas, antes de fazer o reagendamento , a orientação é ligar para o número 135 ou conferir no Meu INSS (aplicativo ou portal) se já houve a remarcação automática. Em todos os casos, só serão atendidos segurados com dia e horário marcados.

Confira o passo a passo para fazer o agendamento no site Meu INSS :

Acesse o site

O primeiro passo é acessar o portal Meu INSS (meu.inss.gov.br). Outra opção é baixar no celular o aplicativo de mesmo nome. Quem não tem internet pode ligar para a central 135.

Seus dados

A página principal do Meu INSS vai se abrir, pedindo para o usuário se cadastrar. Existem também alguns serviços que não necessitam de senha, como é o caso dos agendamentos. Para entrar com cadastro, basta clicar em “Cadastrar senha”. Preencha os dados, cadastre sua senha e selecione a opção "Continuar".

Seus requerimentos

Após se logado, a página carregará a tela de serviços do Meu INSS. É preciso clicar em "Agendamentos/Solicitações". Uma página com todos os seus requerimentos se abrirá.

Caso você não tenha nenhum, aparecerá a mensagem: “Nenhuma solicitação de atendimento foi encontrada”. Para agendar um novo pedido de aposentadoria , por exemplo, basta clicar no ícone “Novo requerimento”, no canto inferior direito.

Serviços

Aparecerá uma lista de opções de atendimento . Se quiser solicitar sua aposentadoria, o usuário deverá escolher a opção “Aposentadorias, CTC e Pecúlio”. Neste caso, deverá escolher a melhor opção de aposentadoria para o seu caso. Na próxima tela, terá que ler com atenção seus dados cadastrais e suas informações de contato. Se tudo estiver certo, bastará clicar em “Avançar”.

Na próxima página, o INSS informará o mínimo necessário para o atendimento. O instituto dá até a opção de digitalizar documentos. Para agendar a perícia médica, o usuário deverá escolher entre solicitar benefício, pedir prorrogação ou acompanhar resultado. O usuário deverá preencher também dados referente ao seu trabalho.

Perícia Médica

Você viu?

As duas situações em que é preciso fazer perícia médica são para o requerimento de benefício ou a convocação do INSS para promover a prorrogação ou a interrupção do pagamento.

Além disso, o procedimento é exigido para o auxílio-doença, auxílio-acidente e concessão de aposentadoria por invalidez

Existe também o benefício chamado BPC/Loas, que pode ser solicitado por idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência, comprovando a situação de vulnerabilidade.

Para agendar a perícia, o primeiro passo é acessar o site do Meu INSS e efetuar o login. Quem ainda não tem a senha, deverá providenciá-lo a partir do cadastro único do Gov.Br – que é a nova forma de acesso ao portal.

Depois de criar a senha e entrar no sistema (ao clicar em “Entrar”), o solicitante deve navegar pela tela iniciar em serviços em destaque até localizar a opção “Agendar Perícia”.

Depois de selecionar esse serviço, o usuário deve selecionar entre as duas perícias disponíveis:

  • 1) Perícia inicial , que é serviço destinado à realização de pericia médica nos casos de requerimentos de benefícios por incapacidade.
  • 2) Perícia de prorrogação , que é o serviço para a realização de pericia médica noc aso de solicitações de prorrogação dos benefícios por incapacidade.

Ao clicar em um dos serviços, basta clicar em “Selecionar” para prosseguir.

Após a conclusão do agendamento, se necessário o atendimento domiciliar ou hospitalar, o representante do periciado deverá comparecer à unidade de atendimento selecionada, na data e hora marcada. Também deverá apresentar o(s) documento(s) que comprovem a impossibilidade de locomoção ou o comprovante de internação hospitalar, além dos demais documentos de identificação do periciado.

Esse atendimento tido como exclusivo só pode ser solicitado nestes casos. Os demais devem comparecer à agência do INSS no dia e no horário agendados.

As informações básicas cadastrais devem ser confirmadas, antes de prosseguir, assim como os dados para contato.

Nos dados adicionais, é importante conferir o NIT (Número de Identificação do Trabalhador) e informar a categoria do requerente, escolhendo entre “Empregado” e “Não Empregado”.

Para finalizar, basta seguir as próximas instruções na tela.

Agências

Neste momento, o usuário escolherá a agência mais próxima de sua casa. O site oferece três opções de procura: por CEP, por município e por localização.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!