As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) farão a reabertura para atendimento presencial na próxima segunda-feira (14). Após meses fechadas por conta da pandemia de Covid-19, as agências do INSS abertas trazem novas regras – como agendamento de horário, medição de temperatura e uso de máscara.
Uma portaria foi publicada nesta sexta-feira (11) no Diário Oficial da União, colocando regras sobre medidas de prevenção que deverão ser adotadas na reabertura do INSS.
O atendimento será retomado em 650 das 1,5 mil agências do país, com horário de funcionamento das 7h às 13h. O INSS
optou por reabrir as maiores agências, que respondem por cerca de 70% da demanda.
O agendamento de horário para ser atendido presencialmente deve ser feito pelo aplicativo Meu INSS
ou pelo telefone 135.
Veja aqui os links para o site oficial do Meu INSS
, aplicativo para celulares Android
e para celulares iOS (Apple)
.
O uso de máscara e a medição de temperatura para entrar nas agências serão medidas obrigatórias na reabertura do INSS nesta segunda (14).
Você viu?
Se a temperatura do beneficiário estiver dentro da normalidade (menor que 37,5°C), o funcionário indicará o uso de álcool em gel para higienização das mãos, orientará para o distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas sobre a obrigatoriedade o uso de máscara durante todo o período em que permanecer nas dependências do INSS. Se o beneficiário estiver usando máscara úmida, suja ou rasgada, deverá receber uma máscara descartável.
Se a temperatura do beneficiário indicar febre (mais que 37,5°C), ele será impedido de entrar na agência do INSS e será orientado a procurar uma unidade de saúde ou um médico. O funcionário deverá orientar o beneficiário a realizar o reagendamento do serviço pelos canais remotos.
Os trabalhadores do INSS
deverão usar Equipamentos de Proteção Individual para realização das suas atividades.
A reabertura do INSS
oferecerá serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.
A prova de vida segue suspensa no INSS até o dia 30 de setembro. Só a partir de 1º de outubro os segurados deverão buscar a agência onde recebem o benefício para atender à exigência.
Os serviços não disponíveis de forma presencial no INSS
continuam ativos pelos canais remotos pelo o Meu INSS (pelo site e aplicativo) e telefone 135.
Para outras dúvidas,
como saber gerar sua senha, além de aprender a solicitar serviços e benefícios, acesse o site inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/.