Rodrigo Maia, presidente da Câmara
Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Rodrigo Maia, presidente da Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados , Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta sexta-feira (11) que qualquer tentativa de intervenção do governo sobre o preço de alimentos será um desastre.

"Qualquer intervenção nos preços como no passado (...) será um desastre, se esse for o caminho do governo, que, de alguma forma, foi o caminho sinalizado pelo Ministério da Justiça ", afirmou o deputado, segundo informações do portal de notícias G1.

Na quarta (9), a Secretaria Nacional do Consumidor ( Senacon ), órgão do Ministério da Justiça , encaminhou uma notificação para dez empresas e associações do ramo de produção de alimentos e 21 redes de distribuição a prestarem esclarecimentos pedindo explicações para a escalada de preços de alguns alimentos que compõem a cesta básica do brasileiro, como arroz, feijão, leite e óleo de soja.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem, durante transmissão em redes sociais, que autorizou a medida tomada pela Senacon. O Ministério da Economia questionou a movimentação feita pelo órgão do Ministério da Justiça.

Maia, que esteve na capital paulista no final da manhã desta sexta-feira, afirmou que a sinalização de movimentos que culmine com medidas como congelamento de preço ou pressão sobre supermercado é muito negativa. O deputado defende, entretanto, que outras medidas de curto prazo podem ter impacto importante sobre o preço de alguns produtos.

A Câmara de Comércio Exterior ( Camex ) retirou, na quarta-feira, a tarifa de importação do arroz até o fim do ano. Até 400 mil toneladas do produto poderão entrar no Brasil sem pagar a tarifa de até 12%. O produto importado, porém, representa apenas 10% do que é consumido pelo brasileiro.

O governo também estuda tomar a mesma medida com a soja.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!