Mutirão da Justiça libera quase metade dos pedidos de auxílio emergencial negados no Rio de Janeiro e no Espírito Santo
Gabriel de Paiva/Agência O Globo
Mutirão da Justiça libera quase metade dos pedidos de auxílio emergencial negados no Rio de Janeiro e no Espírito Santo

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), responsável pelo Rio de Janeiro e o Espírito Santo, já concedeu quase metade (47%) dos pedidos de auxílio emergencial  inicialmente negados pelo governo. Mais de duas mil reclamações sobre negativas de concessão do benefício já foram apresentadas à Corte, que deu início a um mutirão de conciliação entre a União e trabalhadores deste dois estados.

Os pedidos indeferidos do auxílio emergencial foram redistribuídos para os Juizados Especiais Federais, para uma decisão judicial. Segundo o TRF, a média de prazo para a apreciação foi de 11 dias, praticamente a metade do tempo médio de processamento das ações judiciais nos Juizados Especiais Federais dos dois estados, que é de 20 dias.

O mutirão de conciliação do TRF2 referente aos pedidos do auxílio foi, inicialmente, programado para terminar no dia 7 de agosto, mas foi prorrogado até a próxima sexta-feira, 4 de setembro.

Previsto na Lei nº 13.982/2020, o auxílio emergencial é uma ajuda financeira temporária destinada a trabalhadores informais, autônomos,  desempregados sem seguro-desemprego e a microempreendedores individuais, grupo financeiramente mais afetado por conta da pandemia da Covid-19.

Você viu?

Procedimento

Ao receber uma reclamação encaminhada pelo TRF, a Advocacia Geral da União (AGU) tem dez dias para reconhecer o direito do trabalhador ou propor um acordo. Não havendo reconhecimento do pedido ou proposta de conciliação, o órgão do governo deve contestar no prazo de 30 dias.

Se houver conciliação, o benefício é implementado com urgência, ficando dispensada a expedição de ofícios ou de requisições de pagamento.

Para registrar uma reclamação pré-processual, o interessado precisa preencher o formulário eletrônico “Quero Conciliar Auxílio Emergencial”, disponível no site do TRF2 . Também nesse link o trabalhador pode conferir a documentação específica para cada tipo de indeferimento administrativo, que deve ser anexada como arquivo digital, depois do preenchimento do formulário.

Casos encaminhados ao Juízado Especial

Para a última fase do mutirão, não serão analisadas reclamações referentes a pedidos de auxílio negados com algumas justificativas específicas (veja a seguir), neste caso a orientação é que sejam encaminhados diretamente aos Juizados, para serem resolvidos judicialmente.

  • Familiar pertencente ao cadastro único já possui auxílio emergencial;
  • Requerente está no cadastro único, porém não atendeu a todas as condições para receber o auxílio emergencial;
  • Cidadão pertence a família em que dois membros já recebem o auxílio emergencial;
  • Requerente ou membro da família com auxílio emergencial pelo Cadastro Único e não pertencente ao bolsa família;
  • Cidadão ou membros da família já receberam o auxílio emergencial; e
  • Cidadão ou membro familiar recebe bolsa família ou está em família já contemplada com auxílio emergencial.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!