Banco Central divulgou lista de empresas que faziam uso das remessas CC5 a pedido da PGR
Raphael Ribeiro/BCB - 26.4.2019
Banco Central divulgou lista de empresas que faziam uso das remessas CC5 a pedido da PGR

A cédula de R$ 200 começará a circular na próxima quarta-feira, quando será lançada oficialmente pelo Banco Central ( BC ) . A nota, que terá a imagem do lobo-guará , será a cédula de maior valor do Real.

A divulgação de que o Banco Central faria uma nova cédula aconteceu no final de julho e causou polêmica. A Rede , o PDT e o Podemos entraram com uma ação no Supremo Tribunal Federal ( STF ) questionando a constitucionalidade da nova cédula e apontando riscos de prevenção aos crimes de lavagem de dinheiro, por exemplo, algo que foi negado pelo Banco Central.

A justificativa do BC para a nova cédula é o risco da falta de dinheiro físico, com o aumento da demanda por papel moeda durante a crise. Com cédulas de valor maior, as pessoas poderão sacar valores maiores com menos emissão de papel.

Serão 450 milhões de unidades da nova cédula que devem entrar aos poucos em circulação, dependendo da demanda da população.

Detalhes da nova nota

Apesar de não ter sido revelada a imagem de como será a nota, os testes, em fase avançada, indicam ainda que a cédula deve ter detalhes em marrom.

Segundo a Casa da Moeda , as opções de cédula estão em fase final de testes, que consiste na confecção do fundo das cédulas, sem textura. Após isso, ocorre a gravação de imagens em alto relevo nos dois lados das notas, a chamada calcografia. Por fim, há a impressão dos itens de segurança que impedem a falsificação do dinheiro

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!