Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia
José Cruz/Agência Brasil
Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque , garantiu nesta sexta-feira (21) que o governo vai realizar o leilão de oferta permanente de blocos para exploração de petróleo e gás ainda no segundo semestre deste ano. Segundo ele, mais de 20 empresas já apresentaram propostas para várias áreas.

Apesar das incertezas em relação à economia mundial e no Brasil por conta dos impactos negativos da pandemia, o Albuquerque destacou, em vídeo conferência, que está otimista. Ele tem sido procurado por várias empresas estrangeiras interessadas em investir no setor de petróleo.

O ministro informou que no fim deste mês o governo vai apresentar o novo calendário de leilões do setor de petróleo e de energia para os próximos anos.

A intenção é realizar a 17º rodada de áreas para exploração de petróleo, que seria realizada neste ano mais foi suspensa por conta da pandemia, já no primeiro trimestre de 2021, e dos blocos excedentes da cessão onerosa no segundo semestre do ano.

Você viu?

"Minha visão é de bastante otimismo, mas eu estou com os pés no chão", afirmou Albuquerque. "Eu tenho recebido muitas empresas estrangeiras que já se encontram no Brasil e estão nos procurando para saber qual será o calendário de leilões", disse.

Todos os blocos ofertados em leilões já realizados e que não foram arrematados ficam na chamada oferta permanente, na Agência Nacional do Petróleo ( ANP ). Assim, quando surgem empresas interessadas em determinados blocos, é realizado um leilão.

O ministro destacou que o novo marco legal do setor de petróleo que está em tramitação no Congresso Nacional, tanto no que diz respeito ao novo Mercado de Gás , como ao que trata dos regimes de exploração e produção, serão fundamentais para maior atratividade de investimentos para o país.

"O novo marco legal, tanto do novo mercado de gás como dos regimes de exploração, serão essenciais para que no início do ano que vem, quando realizarmos os leilões e a própria infraestrutura do país retomar seus investimentos, tenhamos melhores condições para nossa indústria e, também, para geração de emprego e renda", destacou Albuquerque .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!