Paulo Guedes, ministro da Economia
Reprodução/TV Brasil
Paulo Guedes, ministro da Economia

O ministro da Economia, Paulo Guedes , subiu o tom, nesta quinta-feira, ao ser questionado sobre a política ambiental do governo do presidente Jair Bolsonaro e rebateu com veemência críticas feitas ao país. Ele participou do evento Aspen Security Forum, organizado pelo Aspen Institute, um centro de estudos de Washington.

"Entendemos a preocupação de vocês (norte-americanos), porque vocês desmataram suas florestas . Vocês querem nos poupar de desmatar a floresta, como vocês desmataram as suas. Sabemos que vocês tiveram guerras civis, também tiveram escravidão e só pedimos para vocês sejam amáveis como somos amáveis. Vocês mataram seus índios, não miscigenaram", afirmou, falando em inglês.

Guedes afirmou que os militares brasileiros não são “como o general Custer, que matou os índios”:

"Os nossos militares são pessoas gentis", disse. 

Você viu?

George Armstrong Custer foi um oficial do exército dos Estados Unidos e comandante de uma unidade de cavalaria durante a Guerra Civil Americana .

O ministro da Economia chegou a ser interrompido na sua última resposta. Guedes argumentou que o Brasil é soberano, ao dizer que a Amazônia é um assunto que diz respeito ao Brasil.

"Os militares estão dizendo, obrigado pela preocupação, mas essa é nossa terra. Não precisamos desmatar a Amazônia para produzir produtos agrícolas", acrescentou.

O Brasil vem sendo pressionado por investidores internacionais e nacionais e grandes empresas a tocar uma agenda ambiental e enfrentar o desmatamento, uma demanda que também vem de uma sociedade cada vez mais consciente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!