Bitcoin é um esquema de pirâmide, afirma Peter Schiff

Apesar do histórico de uma década e crescente adoção como meio de troca e reserva de valor, o Bitcoin ainda é visto como um esquema de pirâmide por alguns.

Um desses indivíduos que ainda vê a principal criptomoeda nessa perspectiva é Peter Schiff , o executivo-chefe da Euro Pacific Capital .

Schiff também previu a Grande Recessão de 2008 alguns anos antes de acontecer.

BTC é um esquema de pirâmide? Peter Schiff pensa assim

Em um tuíte publicado em 18 de julho, Schiff reforçou seu sentimento de que o Bitcoin é um esquema de pirâmide que se baseia nos depósitos de outros para ter sucesso:



“A própria natureza do Bitcoin exige que os proprietários incentivem novos compradores a entrar no mercado. Sem novos compradores entrando, não há como os HODLers existentes saírem. Como em qualquer esquema de pirâmide, o sucesso só é possível para quem chega cedo e se muitos outros chegarem depois.”

Bitcoin é um esquema de pirâmide?

Para responder a essa pergunta, é preciso saber o que realmente é um esquema de pirâmide :

“Um modelo de negócios que recruta membros, prometendo-lhes pagamento ou recompensas por inscrever outros.”

Pela definição, o Bitcoin não se encaixa como um esquema de pirâmide . Isso se dá pois não há recompensa e retornos garantidos para a compra de BTC .

É sempre necessário que o usuário desconfie das pessoas que afirmam o contrário.

Esquemas usam o Bitcoin

No entanto, existem muitas plataformas que usam Bitcoin em seus golpes, mas isso não diz nada sobre a moeda e a tecnologia por trás.

Chefes de esquemas de pirâmide financeira são sempre os primeiros a adotar novas tecnologias. A intenção é confundir o público com termos novos, ainda sem entendimento formado.

Bitcoin é apenas mais uma tecnologia que eles podem usar em seus esquemas.

Afinal, o dólar dos EUA também não é um esquema de pirâmide, embora seja frequentemente usado na maioria deles.

    Veja Também

      Mostrar mais