A expectativa com a retomada da agenda de reformas econômicas no país faz com que a Bolsa de São Paulo opere em alta nesta sexta-feira (17). Às 14h30, o Ibovespa (índice de referência da B3) subia 1,9%, aos 102.460 pontos. Na véspera, o ministro da Economia, Paulo Guedes , afirmou que entregará o texto inicial sobre a reforma tributária ao Congresso na próxima terça-feira.

No câmbio, o dólar comercial sobe 0,82% a R$ 5,366. Os analistas apontam que a moeda americana sobe nesta sessão após a queda da véspera, na qual fechou o pregão cotada a R$ 5,32.

Ibovespa voltou aos 102 mil pontos
Divulgação/HC Investimentos
Ibovespa voltou aos 102 mil pontos

Durante evento organizado pela XP Investimentos , Guedes declarou que irá à casa do presidente do Senado, Davi Alcolumbre ( DEM-AP ), pessoalmente para entregar o texto. A sinalização foi bem recebida pelos investidores.

"As expectativas voltaram a girar em torno do andamento da agenda de reformas econômicas no Brasil. O andamento dessas pautas contribui para a atração de investimentos estrangeiros para o país", destaca Victor Beyruti , economista da Guide Investimentos.

Ele acrescenta que a retomada das reformas também contribui para o andamento da agenda de privatizações:

Você viu?

"O avanço concreto das reformas, começando pela tributária, também contribui para uma leitura mais positiva por parte do mercado de que a agenda de privatizações também terá avanços", afirmou. 

Neste pregão, os destaques ficam por conta das estatais listadas na Bolsa de São Paulo . Os papéis da Eletrobras saltam 10,59%.

As ações ordinárias (ON, com direito a voto) e preferenciais (PN, sem direito a voto) da Petrobras avança, respectivamente, 0,17% e 0,18%. As ações ON do Banco do Brasil sobem 2,41%.

Álvaro Bandeira , economista-chefe do banco digital Modalmais, destaca que o cenário, embora positivo, inspira cautela:

"A alta da Bolsa tem mais um caráter especulativo do que uma tendência firme de ganhos. Há mais expectativas do que uma mudança no fundamento do mercado.

De fato, a alta do Ibovespa está descolada da tendência dos mercados globais. Em Nova York , S&P 500 e a Bolsa eletrônica Nasdaq sobem, respectivamente, 0,09% e 0,12%. O Dow Jones recua 0,16%.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!