Caixa Tem conta com brecha que permite que usuários saquem auxílio e FGTS antes do calendário
Arquivo/Agência O Globo
Caixa Tem conta com brecha que permite que usuários saquem auxílio e FGTS antes do calendário

Quando o auxílio  e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço ( FGTS ) emergenciais são creditados pela Caixa Econômica Federal, os recursos podem ser usados imediatamente para o pagamento de contas via boletos e compras com  QR Code ou cartão de crédito digital.

Os saques em dinheiro do FGTS e do auxílio , no entanto, chegam a demorar até três meses para serem liberados. Mas uma estratégia adotada por brasileiros, a fim de possibilitar o uso do dinheiro no curto prazo, tem sido transferi-lo a outras contas, com menos limitações, via geração de boleto de pagamento no próprio nome.

NuBank, PagSeguro e Mercado Pago são algumas das instituições financeiras que oferecem o serviço, que é legal, de acordo com o Banco Central (BC).

"Minha mãe é dentista autônoma e, por isso, está sem receber qualquer remuneração desde março. Mas não é elegível ao auxílio emergencial. Além disso, para que ela voltasse a trabalhar quando permitido, foi preciso fazer investimentos na proteção dela e dos pacientes: comprar termômetro, roupas e máscaras específicas. Então, precisávamos do dinheiro o quanto antes. Peguei o crédito do meu auxílio emergencial e paguei boleto do Nubank para acessarmos o dinheiro por lá", conta a universitária Amanda Ávila, de 28 anos.

Segundo o Banco Central, fazer um boleto em seu próprio nome para se favorecer na transferência de uma quantia entre duas contas não incorre em irregularidade.

Você viu?

Em agosto do ano passado, a autarquia já havia declarado que clientes de instituições de pagamento e de bancos, incluindo os digitais, podiam usar boletos bancários para fazer depósitos e aportes em suas próprias contas.

Para isso, o boleto precisaria ser emitido em nome do titular da conta e só poderia ser pago em benefício dele. Procurados, Nubank, Mercado Pago e PagSeguro confirmaram a funcionalidade.

Como funciona

O Nubank oferece conta sem taxa de manutenção e não cobra nada para a geração e o pagamento de boletos. Assim que o pagamento é reconhecido, em até três dias úteis, o valor passa a render automaticamente 100% do CDI com liquidez diária. Depois disso, o dinheiro também pode ser sacado e transferido para contas de outros bancos gratuitamente.

O PagSeguro também possibilita a antecipação dos saques dos benefícios por meio de boletos bancários. A conta digital é gratuita e não tem taxas de manutenção.

No aplicativo PagBank, basta clicar no botão “Adicionar dinheiro”, selecionar a opção boleto e digitar o valor que será transferido para conta PagBank. O dinheiro é encaminhado em até três dias úteis, e também é possível enviá-lo para contas de outros bancos gratuitamente.

No Mercado Pago , também não custa nada abrir e manter uma conta. E é possível fazer a transferência por meio de um boleto gerado no aplicativo Mercado Pago para pagamento no aplicativo Caixa Tem .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!