caixa
Fenae
Caixa dividiu calendários para evitar aglomerações

O governo já lançou o  calendário do pagamento da terceira parcela do auxílio emergencial de R$ 600. As transferências do valor para os beneficiários pelas contas digitais da Caixa  Econômica Federal começaram no último sábado.

Mas há uma diferença entre receber  o auxílio emergencial em conta digital, poder sacar o auxílio presencialmente em lotéricas ou agências da Caixa e transferir o valor para outras contas.

O calendário é dividido em duas etapas. Primeiro, o dinheiro é depositado em poupança digital da Caixa para os beneficiários. O valor do auxílio emergencial só pode ser usado digitalmente – para pagamentos de contas, boletos e compras por meio de cartão de débito virtual, ou usando o  QR Code em lojas físicas – até que se inicie o calendário de saques.

O calendário de saques da terceira parcela começa no dia de 18 de julho. Seguindo o mês de nascimento, a partir do dia 18 os beneficiários podem sacar e também fazer transferências  dos R$ 600 para outras contas.

A exceção à essa regra que diferencia o crédito na poupança digital, saques e transferências é o grupo de beneficiários do Bolsa Família. A Caixa está pagando a terceira parcela do auxílio emergencial para os beneficiários do Bolsa Família presencialmente desde o dia 17 de junho e terminará no dia 30 de junho, de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS).

A Caixa afirma que a divisão das etapas de pagamento do auxílio é importante para evitar aglomerações. No início dos pagamentos do auxílio emergencial, os beneficiários transferiam o valor para contas de outras pessoas assim que o auxílio caía na conta digital, gerando uma grande ida aos bancos – um público maior que o esperado em meio às medidas de isolamento para contenção da pandemia de Covid-19.

Veja os calendários:

Calendário para depósito em poupança social

27 de junho: nascidos em janeiro e fevereiro
30 de junho: nascidos em março e abril
01 de julho: nascidos em maio e junho
02 de julho: nascidos em julho e agosto
03 de julho: nascidos em setembro e outubro
04 de julho: nascidos em novembro e dezembro

Calendário para saque e transferência da poupança social

18 de julho: nascidos em janeiro
25 de julho: nascidos em fevereiro
01 de agosto: nascidos em março
08 de agosto: nascidos em abril
15 de agosto: nascidos em maio
29 de agosto: nascidos em junho
01 de setembro: nascidos em julho
08 de setembro: nascidos em agosto
10 de setembro: nascidos em setembro
12 de setembro: nascidos em outubro
15 de setembro: nascidos em novembro
19 de setembro: nascidos em dezembro

    Veja Também

      Mostrar mais