As aquisições milionárias na indústria da tecnologia não são incomuns, mas uma em especial chamou a atenção do mercado. Nesta sexta-feira, a Amazon anunciou a compra da Zoox , uma start-up criada há pouco mais de cinco anos com a missão de desenvolver veículos autônomos, por US$ 1,2 bilhão.
Leia também:
Quase escravidão: idosa é resgatada na casa de executiva da Avon
Saque do FGTS já pode ser usado como garantia em empréstimos
Governo autoriza Caixa a criar Supersete, sua nova loteria; conheça
A tecnologia poderia ser utilizada na automação de sua frota de entregadores, mas não é esse o objetivo. Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (26), a gigante do comércio eletrônico confirmou a aquisição, de olho no mercado de táxis autônomos.
" Fazer sentido?", disse Mike Ramsey
, vice-presidente da Gartner
para a indústria automotiva, em entrevista à Bloomberg
. "Bem, faz sentido que a companhia de entrega de pacotes me venda filmes por streaming?", afirmou.
Apesar de ter seu foco no comércio eletrônico, logística e serviços em nuvem, a Amazon tem portfólio bastante diversificado. O fundador e diretor executivo da companhia, Jeff Bezos , também investe na indústria aeroespacial, com a Blue Origin , e até no mercado de mídia, com o Washington Post , por exemplo.
Você viu?
Segundo a Amazon
, o negócio com a Zoox
se trata de um investimento coorporativo, não uma aquisição para que a empresa seja incorporada aos seus negócios. Aicha Evans, diretor executivo da Zoox
, e Jesse Levinson
, cofundador e diretor de tecnologia, continuam à frente da empresa como um negócio independente.
"A Zoox está trabalhando para imaginar, inventar e desenvolver uma experiência de táxis autônomos de primeira classe", afirmou Jeff Wilke, diretor do negócio de varejo da Amazon . "Nós estamos empolgados em ajudar o time talentoso da Zoox a transformar sua visão em realidade nos próximos anos", disse.
Com a aquisição, a Amazon
entra na corrida pela tecnologia que promete revolucionar a indústria automotiva. Se há alguns anos os carros autônomos eram vislumbrados como um luxo para poucos com preguiça para dirigir, hoje eles são vistos como peça principal de um futuro onde as pessoas não comprarão seus carros e terão à disposição um serviço de transporte autônomo.
Esta é a ambição da Zoox , fundada em 2014 não apenas para desenvolver softwares e hardwares para um carro andar sozinho, mas para projetar todo o serviço de táxis autônomos. Apesar dos desafios tecnológicos e burocráticos, a Zoox está entre as poucas companhias independentes desenvolvendo veículos autônomos confiáveis, afirmou Ramsey:
"A Amazon
está, de repente, bem perto de se tornar uma montadora de veículos", avaliou.
Segundo o analista, a companhia poderia, no futuro, integrar o serviço de táxi autônomo com seu programa de assinatura Prime . E apesar de dizer que o objetivo está nesse mercado, a Amazon também poderia usar a tecnologia em seus veículos de entrega.
Este não é o primeiro investimento da companhia no setor. No ano passado, a Amazon investiu, junto com o fundo Sequoia Capital , na Aurora Innovation , uma start-up de veículos autônomos liderada por ex-diretores dos projetos de carros autônomos do Google e da Tesla.