A Receita Federal passará a receber nesta quinta-feira a documentação dos contribuintes que tiveram a declaração retida na malha fina do Imposto de Renda ( IR ).
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De acordo com o auditor fiscal Jorge Alberto dos Santos
, o serviço de Dossiê Digital de Atendimento vai, a partir de agora, permitir o envio de documentação complementar — como recibos e comprovantes — para aqueles que já receberam a intimação para a apresentação desses documentos, assim como aqueles que estão na malha fina e querem antecipar seu atendimento.
"Consultando o extrato (da declaração do Imposto de Renda
) em nosso site, e vendo que está em malha, o contribuinte pode se antecipar. Aquele que receber uma intimação também poderá fazer a entrega da documentação pelo DDA
", explica o auditor.
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Para fazer a solititação, o contribuinte deve preencher um formulário de Solicitação de Dossiê Digital de Atendimento ( Sodea ). Segundo Jorge Alberto dos Santos , o interessado também precisa digitalizar os documentos que foram requisitados pelo Fisco e enviá-los em formato PDF.
Malha fina
Se a pessoa teve a declaração de IR retida, há duas maneiras de resolver as pendências. Se tiver erros ou informações incompletas, a declaração pode ser corrigida com uma retificadora. Mas não é possível retificar a declaração depois que a Receita Federal convoca o contribuinte a prestar esclarecimentos.
A segunda opção é se a declaração gerou dúvida para a Receita
, mas não há erro. Se a declaração foi retida na malha fina, mas a pessoa tem a certeza de que está com tudo em dia e de que o documento foi preenchido corretamente, é preciso aguardar.
A Receita vai chamar o contribuinte para prestar contas, e ele poderá apresentar seus documentos e explicações, agora de forma digital . O interessado também pode antecipar-se à convocação e agendar um atendimento.
Como gerar código de acesso ao e-CAC
O cidadão pode gerar o código de acesso no próprio site da Receita . É preciso informar CPF , data de nascimento e números dos recibos de entrega das declarações de IR dos últimos dois anos.
Atendimento digital
O sistema DDA foi lançado em setembro do ano passado e, a partir de agora, passa a receber a defesa e a documentação das intimações da malha fina do IR, evitando assim que os contribuintes intimados se desloquem para os centros de atendimento presencial da Receita Federal .
Até então, o serviço de abertura de Dossiê Digital de Atendimento ( DDA ) estava disponível apenas para pedidos de inscrição, alteração e baixa de CNPJ , para os contribuintes com certificado digital.