Brasileiros residentes no exterior tentaram fraudar auxílio emergencial

Mais de 22 mil brasileiros que moram fora tentaram receber auxílio, mas foram barrados pela Controladoria Geral da União

Fraudes foram barradas por CGU
Foto: Agência Senado / Divulgação
Fraudes foram barradas por CGU

Nesta terça-feira (9), o ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner Rosário, comentou tentativas de fraude no auxílio emergencial de R$ 600. Em reunião ministerial transmitida pela TV Brasil, Rosário afirmou que mais de 22 mil brasileiros que vivem no exterior pediram a renda emergencial.

Leia:
Auxílio emergencial: Dataprev admite fraudes e aprimoramento 'sem descanso'
'Temos só 25% do esperado de fraudes', diz presidente da Caixa

No entanto, a CGU garante que impediu que essas fraudes ocorressem, barrando o repasse do dinheiro aos brasileiros que vivem fora do país.

Rosário também comentou sobre pessoas de  classe alta envolvidas em fraudes no auxílio emergencial: 86 mil donos de veículos cujo valor de mercado ultrapassa os R$ 60 mil pediram o benefício, em tentativa de fraude.

O auxílio emergencial é destinado aos cidadãos em situação de vulnerabilidade econômica diante da crise econômica gerada pela pandemia de Covid-19. Para se cadastrar ao  auxílio, é preciso se enquadrar nos requisitos divulgados pela Caixa Econômica Federal.