Petrobras  informou, nesta segunda-feira (8),  que o percentual corresponde a 3,4 milhões de litros de combustíveis que não se perderam por causa dos crimes, o que significa menor ameaça para quem vive no entorno dos dutos.

Leia também: 

Agricultura lança campanha para ampliação de consumo de orgânicos

Lei Geral de Proteção de Dados: princípios e novas figuras introduzidas pela lei

Presidente do BB defende privatização que torne a empresa 'corporation'; entenda

A companhia lembrou que esse tipo de crime coloca em risco a população e o meio ambiente. No dia 23 de maio do ano passado, depois de internada em 24 de abril, morreu Ana Cristina Pacheco , uma menina de 8 anos.

Você viu?

Ana Cristina teve queimaduras em 80% do corpo ao cair em uma poça de gasolina quente, provocada pelo vazamento de um duto da Petrobras, após uma tentativa de furto de combustível no Parque Capivari , município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense .

Segundo a Petrobras , no primeiro semestre deste ano, manteve-se a tendência de queda dos volumes perdidos, com retração superior a 30% na média mensal de perdas entre 2019 e os primeiros seis meses de 2020. O número de furtos de petróleo e derivados nos dutos entre 2018 e 2019 caiu 22%, passando de 261 para 203 casos. Neste ano, até o mês de maio, foram identificadas 101 ocorrências.

A Petrobras pretende reduzir em 75% a incidência desse crime até o fim de 2021, bem como alcançar em breve a eliminação das derivações clandestina, a partir de ações integradas com os estados e o governo federal.

Segurança

Para aumentar a segurança na operação dos dutos, foi instalada mais de uma centena de sistemas de monitoramento ao longo da malha de dutos, com o objetivo de aperfeiçoar a percepção e localização de furtos. De acordo com a companhia, o monitoramento 24 horas e a manutenção adequada garantem que os dutos operem continuamente dentro de rígidos padrões de segurança.

A Petrobras destacou também que, em abril deste ano, entrou em operação uma nova rota de transporte por dutos de gás liquefeito de petróleo ( GLP ). Altamente inflamável, o produto deixou de ser transportado por áreas densamente povoadas na região metropolitana de São Paulo, percorrendo o trajeto pela periferia do núcleo urbano entre a Estação de Bombeio de São Bernardo do Campo e a Refinaria de Capuava ( Recap ), de modo a reduzir os riscos à população.

Petrobras
Divulgação
Petrobras



A Transpetro , subsidiária integral da Petrobras , opera 14.873 quilômetros de dutos que transportam combustíveis em todo o país. “Quando não há intervenção de criminosos, os dutos são a opção mais segura, rápida e confiável para o transporte desses produtos. O volume transportado por essa malha de dutos representa 20 mil caminhões-tanque deixando de trafegar por dia pelas estradas”, diz a empresa.

Segundo a Petrobras , o Pró-Dutos é um compromisso da empresa para combater, reduzir e mitigar riscos de furto nos dutos. A companhia acrescenta que apoia o endurecimento da pena para quem pratica o furto de combustível, que atualmente é comparável ao crime de furto comum. Projeto nesse sentido está na pauta do Congresso Nacional.

Conscientização

A Petrobras advertiu que, apesar de o transporte de combustíveis por dutos ser seguro e eficiente, as ações criminosas podem trazer consequências graves para a comunidade, como incêndios, explosões, vazamentos, poluição e contaminação de áreas sensíveis ambientalmente.

O programa Pró-Dutos investe na conscientização da população sobre os riscos causados pelo roubo nos dutos. Por meio de campanha, o programa incentiva a população a denunciar, pelo telefone 168, atividades criminosas nos dutos. Os alertas qualificados registrados pelo número 168 aumentaram 60% noano passado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!