Rubem Novaes, presidente do Banco do Brasil, e Paulo Guedes, ministro da Economia, concordam em relação à necessidade de privatização
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Rubem Novaes, presidente do Banco do Brasil, e Paulo Guedes, ministro da Economia, concordam em relação à necessidade de privatização

O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, voltou a defender, nesta segunda-feira (8), a privatização da instituição. Ele afirmou que a ideia não é vender a empresa para um grande grupo estrangeiro ou nacional, e sim transformar o BB em uma grande "corporation", com o controle pulverizado, por meio da venda de ações a um número maior de sócios, e a participação do governo.

Leia também:

"As pessoas imaginam que o Banco do Brasil seria comprado por um grande banco estrangeiro, ou pelo Itaú ou o Bradesco, por exemplo. Não é nada disso o que está se imaginando. O BB já tem 50% de suas ações em mãos privadas. É só vender mais um pouco e vira uma instituição privada. É só fazer do banco uma corporation com muitos sócios", disse Novaes, ao participar de uma audiência pública, nesta manhã, promovida pela Comissão Mista de Acompanhamento das Medidas de Combate à Covid-19 do Congresso.

Ele não disse em que momento o governo daria a largada para a privatização do Banco do Brasil . Porém, enfatizou que o setor bancário está passando por uma revolução, que vai se intensificar no ano que vem, em razão de medidas adotadas pelo Banco Central, como o  open banking (sistema que permite o compartilhamento de dados dos correntistas), a nova plataforma de pagamentos instantâneos do BC e o favorecimento da atuação de fintechs- empresas que oferecem, via internet, serviços a custos mais baixos que os bancos.

"O banco será cada vez mais uma empresa de tecnologia que presta serviços e corre riscos bancários. Mas nós estamos presos às amarras do setor público. É pensando no benefício do banco que falo em privatização", afirmou Novaes.

O presidente do banco lembrou que, no passado, a instituição tinha como bônus parte das folhas de pagamento do setor público e a administração de depósitos judiciais, que hoje são disputados no mercado. Agora, ressaltou, o BB só têm ônus: precisa submeter todas as decisões importantes ao Tribunal de Constas da União (TCU), está sob o controle da área que cuida de estatais do Ministério da Economia, sua publicidade está submetida à Secretaria de Comunicação da Presidência da República e as medidas a serem oficializadas em publicações no Diário Oficial estão sob o crivo da Casa Civil.

"Nossa política de recursos humanos é travada. Não podemos demitir um mau funcionário, ou premiar um bom funcionário. Não podemos pinçar no mercado uma pessoa para cumprir determinada tarefa, ou dar alguma compensação a algum executivo que está sendo assediado pela concorrência. Perdemos mais de 50 executivos de primeira linha, desde 2019, para o setor privado. Como temos um pessoal extremamente eficiente e conhecedor de suas atividades, o BB consegue se manter, mas com essas mudanças todas no mercado, isso será cada vez mais difícil. Não é uma questão ideológica", argumentou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!