Gol firmou um acordo coletivo que reduz 50% a jornada de trabalho de tripulantes
Foto: Divulgação/Gol
Gol firmou um acordo coletivo que reduz 50% a jornada de trabalho de tripulantes

A Gol firmou nesta quinta um acordo coletivo de trabalho com o Sindicato Nacional dos Aeronautas que prevê desde um programa de desligamento voluntário até uma redução compulsória de 50% na jornada de tripulantes pelos próximos 18 meses.

Leia também:

Auxílio emergencial: Mais maquininhas receberão pagamentos com os R$ 600

Governo estima liberação de crédito a microempresas para a próxima semana

Dólar sobe e fecha em R$ 5,13 depois de dois dias de queda

Você viu?

Em função da crise provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) , que afetou a demanda na aviação, a Gol prevê chegar ao final do ano que vem com seus aviões voando 28% menos horas do que antes da crise, mas com uma redução de tripulantes (pilotos e comissários) da ordem de 10%.

O programa compulsório de redução de 50% da jornada dos tripulantes começa a valer a partir de 1º de julho e vale até o final de 2021. Numa primeira etapa, até setembro de 2021, 412 pilotos e 750 comissários estarão trabalhando em meio período. A partir de outubro de 2021, esses números caem para 330 pilotos e 600 comissários.

Hoje a Gol tem 1.890 pilotos e 3.262 comissários, mas está operando em torno de 10% da capacidade, de 750 a 800 voos diários. A partir do dia 10 de junho, a oferta passa para 100 voos diários.

Antes de divulgar a lista do programa de jornada parcial compulsória, a Gol vai abrir quatro programas voluntários: de licença não remunerada, demissão, aposentadoria e redução de 50% de jornada.

O acordo coletivo foi aprovado em votação on-line por 80% dos comissários e por mais de 90% dos pilotos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!