Aneel decidiu manter bandeira tarifária das contas de luz verde até o final de 2020
Reprodução
Aneel decidiu manter bandeira tarifária das contas de luz verde até o final de 2020

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu suspender, até dezembro, a taxa extra na conta de luz, cobrada por meio das bandeiras tarifárias. Com isso, a bandeira segue verde até o fim do ano, por conta da crise econômica causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).

Leia também: Socorro ao setor elétrico terá impacto no preço da conta de luz a partir de 2021

"Trata-se de mais uma medida emergencial da Agência para aliviar a conta de luz dos consumidores e auxiliar o setor elétrico em meio ao cenário de pandemia da Covid-19", destacou a Aneel.

Os valores das bandeiras tarifárias são atualizados todos os anos e levam em consideração parâmetros como estimativas de mercado, inflação, projeção de volume de usinas hidrelétricas, histórico de operação do Sistema Interligado Nacional.

Você viu?

De acordo com análise dos técnicos da Aneel , o cenário de redução de carga e as perspectivas de geração de energia tornam possível o acionamento da bandeira verde nos próximos meses.

Além disso, os custos cobertos pelas Bandeiras Tarifárias estão contemplados na chamada Conta-Covid , um empréstimo ao setor elétrico feito junto a bancos públicos e privados, com o objetivo de aliviar os impactos da atual crise no setor elétrico. Assim, a Agência decidiu suspender o acionamento das bandeiras até dezembro.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 pela Aneel como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia gerada por meio de usinas térmicas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração de eletricidade.

Leia também: Auxílio emergencial: quem receber os R$ 600 pode ter que devolver em 2021

Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais térmicas para garantir o suprimento de energia no país. Nesse caso, a bandeira fica amarela ou vermelha, de acordo com o custo de operação das termelétricas acionadas. Até o fim de 2020, porém, a Aneel garante bandeira verde.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!