Auxílio
Lucas Tavares / Zimel Press / Agência O Globo
O depósito do valor será feito na conta poupança social digital aberta pela Caixa Econômica Federal

A segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 começa a ser paga nesta semana pelo governo federal. Beneficiários do Bolsa Família receberão entre esta segunda-feira (18) e o dia 29 de maio (um grupo por dia). Essas pessoas já poderão sacar os recursos em espécie, com o cartão do benefício antigo.

Leia também: Caixa pagará segunda parcela de auxílio só pela Conta Poupança Digital

Na quarta-feira (20), começarão a receber o auxílio os demais trabalhadores — como informais, autônomos, microempreendedores individuais (MEIs) e outros cidadãos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Para este grupo, no entanto, a retirada em dinheiro somente será permitida a partir de 30 de maio. A partir do dia 20, a quantia estará disponível apenas para pagamentos com débito, de acordo com o mês de aniversário.

Para famílias que fazem parte do programa Bolsa Família, o pagamento é feito de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS). Para essas pessoas, a terceira parcela do auxílio será paga entre os dias 17 e 30 de junho, de acordo com o calendário regular do programa. O dinheiro será depositado na mesma conta do benefício original, e o saque poderá ser feito normalmente por meio do Cartão Cidadão ou do cartão do Bolsa Família.

Para trabalhadores informais, autônomos e microempreendedores individuais (MEIs) e outros inscritos no CadÚnico, a segunda parcela do auxílio-emergencial será depositada entre os dias 20 e 26 de maio, de acordo com a data de nascimento do cidadão.

O depósito do valor será feito na conta poupança social digital aberta pela Caixa Econômica Federal para o pagamento da primeira parcela.

Leia também: Caixa se comunica por WhatsApp com beneficiários do auxílio emergencial

“Nas datas indicadas, os recursos estarão disponíveis apenas para o pagamento de contas, de boletos e para realização de compras por meio de cartão de débito virtual”, informou o governo. Essa movimentação de recursos continuará sendo feita pelo aplicativo Caixa Tem.

O saque em dinheiro para esses trabalhadores começará apenas em 30 de maio e também será dividido por grupos conforme o aniversário. O último grupo poderá realizar o saque no dia 13 de junho.

    Veja Também

      Mostrar mais